Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

O uso de trombolíticos na insuficiência coronária aguda, tendo em conta os dados disponíveis na literatura até a presente data, está plenamente justificado em: I.IAM (supradesnivelamento de ST no mínimo em duas derivações no ECG), preferecialmente nas primeiras 6 horas de evolução. II.Angina instável III.Infarto agudo do miocárdio sem onda Q. Assinale a opção que contêm a resposta correta:

A
Apenas a I está correta.
B
Apenas a II está correta.
C
I e II estão corretas.
D
I, II e III estão corretas.
E
I e III estão corretas.
Na sala de parto, você atendeu um recém-nascido a termo cuja mãe não realizou pré-natal. Em relação ao risco de transmissão da hepatite B para este recém-nascido, qual a conduta inicial adequada?
A respeito de crises convulsivas na infância, julgue o próximo item. Considere a seguinte situação hipotética. Uma mãe relatou que sua filha de 1 ano de idade sofrera convulsão generalizada de curta duração em vigência de um quadro febril (temperatura axilar de 39ºC). No momento do exame clínico, a menina não apresentou mais o quadro descrito pela mãe, que consistiu no primeiro episódio de convulsão da criança. Nesse caso clínico, é indicado o tratamento profilático com benzodiazepínicos até os cinco anos de idade.
João, 31 anos de idade, faz uso de altas doses de meperidina há 7 anos, apresentando atualmente critérios de Síndrome de Dependência. João iniciou o consumo desta droga recreativamente e hoje não consegue abandonar o consumo diário devido aos efeitos resultantes da suspensão da mesma. Dentre as medicações citadas abaixo, qual é a de primeira linha para o tratamento ambulatorial continuado desta Síndrome de Dependência?
Paciente de 15 anos estava jogando futebol no domingo quando teve trauma em joelho à direita. Vem à unidade de saúde da família com dor à mobilização do joelho. Ao exame: hiperemia, aumento discreto de temperatura, aumento de volume, com presença de edema e ausência de crepitação. A conduta mais indicada nesse caso é:
Compartilhar