Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Pneumologia

Cirurgia do Trauma

Óbito precoce em ferimento por arma de fogo por projeteis de alta velocidade, se deve a embolia gasosa, esse fato se deve a:

A
Pneumotórax.
B
Fístulas alvéolos-Vasculares.
C
Ao hemo-pneumotórax.
D
À insuficiência respiratória aguda.
E
Apneia prolongada devido ao choque neurogênico
São medidas que podem reduzir as necessidades de terapia renal substitutiva, com exceção de:
O índice de massa corpórea, em Kg/m², de um adulto não atleta, considerado adequado pelos critérios da OMS, varia entre:
Paciente, sexo masculino, 28 anos de idade, chega à emergência vítima de acidente motociclístico e, segundo relato da equipe de resgate, estava sem capacete e cursou com traumatismo cranioencefálico. Ao exame, o paciente encontrava-se pálido com pulsos filiformes e com expansibilidade torácica bilateral, desorientado, apresentava abertura ocular ao chamado e não possuía movimentação espontânea, mas localizava a dor quando estimulado. Um ferimento linear em supercílio e região temporal esquerdos com sangramento ativo chamava atenção. Considerando-se o diagnóstico de trombose venosa profunda:
Paciente, sexo feminino, 18 anos de idade, com história de dor epigástrica, que migrou para fossa ilíaca direita há 24 horas, associado à febre, náuseas e vômitos. Rotina laboratorial mostrava leucocitose importante com desvio à esquerda e aumento das proteínas de fase aguda. Ultrassonografia do abdome total e tomografia axial com contraste do abdome foram inconclusivas. Submetida a videolaparoscopia diagnóstica, com achado de apendicite aguda fase I, procedida a videolaparoapendicectomia. O exame anatomopatológico do apêndice revelou neoplasia neuroendócrina com 0,8 centímetros e a imuno-histoquímica mostrou tumor carcinoide. A conduta oncológica correta é:
Compartilhar