Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Olga tem 62 anos e compareceu ao ambulatório com queixas de ardência vulvar e odor fétido vaginal. Foi, diagnosticada como sendo portadora de vaginose bacteriana. Você esclarece Olga de que, nessa idade, devido à condição hormonal as mulheres têm uma maior tendência a apresentar este quadro por causa de:

A
diminuição da flora de Doderlein.
B
aumento do glicogênio celular.
C
diminuição das células basais.
D
aumento da acidez vaginal.
Durante cirurgia plástica para redução de mamas, encontra-se nódulo endurecido de 1cm à direita cujo exame anatomo-patológico revelou neoplasia lobular in situ. Qual deve ser a conduta?
Um chefe de família recebe diagnóstico de tuberculose pulmonar e inicia o tratamento preconizado. A esposa, puérpera, apresenta quadro clínico e radiológico compatível com tuberculose pulmonar. O casal tem um filho de 5 dias de vida, nascido a termo, parto normal, pesando 3.240g, Apgar 9 e 10, que recebeu a vacina BCG. Qual a conduta diante do recém-nascido para protegê-lo das formas graves de tuberculose?
Quando um adolescente refere nunca ter recebido vacina DPT, DT ou dT, ou essa informação é impossível de ser obtida, a conduta mais adequada é:
A conduta imediata na queimadura química por álcali na região ocular é:
Compartilhar