Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Olga tem 62 anos e compareceu ao ambulatório com queixas de ardência vulvar e odor fétido vaginal. Foi, diagnosticada como sendo portadora de vaginose bacteriana. Você esclarece Olga de que, nessa idade, devido à condição hormonal as mulheres têm uma maior tendência a apresentar este quadro por causa de:

A
diminuição da flora de Doderlein.
B
aumento do glicogênio celular.
C
diminuição das células basais.
D
aumento da acidez vaginal.
Acerca dos tipos de sangramento uterino anormal, considerar as assertivas abaixo: I- Polimenorreia é o ciclo menstrual com duração inferior a 21 dias. II- Menorragia é o fluxo menstrual aumentado em volume e duração. III- Hipermenorreia é o fluxo menstrual em volume excessivo com duração normal. É(São) correta(s) a(s) assertivas:
Paciente com 38 anos de idade, apresentando há 4 meses artrite simétrica de articulações do punho, interfalangianas proximais e metacarpofalangianas, rigidez articular matinal durando pelo menos 1 hora. Avaliação laboratorial revelou fator rematoide positivo. Qual dos tratamentos abaixo NÃO MODIFICA o curso desta doença?
Homem de 48 anos procura atendimento com relato de desconforto em hipocôndrio direito, escurecimento da urina e progressiva coloração da pele e dos olhos. Vem notando também insônia, sonolência diurna e tremores. Ao exame nota-se icterícia e fígado palpável a 4 cm do rebordo costal direito. Admite-se ser um bebedor crônico de alcoólicos e que na ultima semana vem fazendo uso de volumes muito superiores aos costumeiros. Refere diagnóstico anterior de colelitíase e uso atual de “remédio de ervas chinesas”. A avaliação laboratorial revelou bilirrubina total de 8,7mg% com bilirrubina direta de 6,8mg%, TGO de 320U/L e TGP de 140U/L, gama GT de 391U/L e RNI de 1,4. Com estes exames iniciais, que diagnóstico pode ser descartado com maior grau de certeza?
Sobre os tumores ósseos malignos, é CORRETO afirmar que:
Compartilhar