Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Nefrologia

Os achados de gasometria de paciente que se encontra na emergência são os seguintes: pH de 7,46, HCO3 de 35mEq/l, PCO2 de 46mmHg e PO2 de 95 mmHg. Estes resultados são compatíveis apenas com:

A
uremia
B
hiperêmese gravídica
C
intoxicação por salicilatos
D
fístula pancreática
E
doença pulmonar obstrutiva crônica
Um lactente de 10 meses de idade, sem antecedentes de doença respiratória, é levado ao pronto socorro com história de febre e tosse há 72 horas. Ao exame físico apresenta-se em regular estado geral, febril (38,5°C); FR = 55 rpm; FC: 110 bpm. À inspeção do tórax observam-se discretas tiragens intercostais. De acordo com as Normas de Assistência e Controle de Infecções Respiratórias Agudas do Ministério da Saúde, o dado clínico sugestivo de pneumonia nesse caso é:
Sobre as Fraturas Supracondilianas Umerais com desvio dos fragmentos da fratura, em crianças, leia as assertivas abaixo e assinale a correta:
Primigesta, 22 semanas, que acaba de iniciar seu pré-natal, foi encaminhada para avaliação morfológica fetal ultrassonográfica por apresentar altura uterina de 19 cm. Ao exame notou-se feto único vivo, pélvico, com peso estimado de 405g, anidramnia, bexiga distendida com paredes espessadas, dolicomegaureter bilateral e dilatação de uretra proximal (sinal do “dedo de luva”), sem outros achados. Sobre este caso, pode-se afirmar:
Sobre o carcinoma papilífero da tireoide, marque o item INCORRETO.
Compartilhar