Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Os acidentes na infância são ocorrências frequentes e facilmente evitáveis, se houver orientação adequada sobre os mesmos. Acerca desses acidentes, assinale a alternativa correta:

A
A suspeita de corpo estranho no nariz deverá ser feita na presença de secreção nasal bilateral persistente e com mau cheiro.
B
A maioria dos acidentes na infância ocorre fora do ambiente doméstico.
C
Nos casos suspeitos de corpo estranho no ouvido, os pais devem colocar água no ouvido ou outro líquido que poderá embeber o corpo estranho, facilitando a sua retirada.
D
Nos casos de aspiração, após a avaliação do paciente e tratadas as manifestações que representam risco de vida ao mesmo, a manobra mais eficaz é a de Heimlich.
Homem, 27 anos, sofre queda de motocicleta com trauma em ombro E. Ao exame, apresenta dor, diminuição da abdução do braço E e sinal da tecla de piano. Qual o diagnóstico?
Mulher, 55 anos, apresenta formigamento em ambas as mãos, não associado a esforço ou atividade manual intensa. Sem doença pregressa. Ao exame físico, apresenta teste de Phalen positivo e, ao teste discriminativo digital, refere diminuição da sensibilidade dos dedos polegar, indicador e médio. ENMG recente aponta lentificação da velocidade sensitiva e motora do estímulo no punho. A síndrome mais provável dessa paciente é a do:
Cerca de 1 a 2 de cada 1000 recém-nascidos vivos apresentam cardiopatia congênita crítica. Em torno de 30% destes recém-nascidos recebem alta hospitalar sem o diagnóstico, e evoluem para choque, hipóxia ou óbito precoce, antes de receber tratamento adequado. São consideradas cardiopatias congênitas críticas aquelas em que a apresentação clínica decorre do fechamento ou restrição do canal arterial (cardiopatias canal-dependentes), EXCETO:
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase abaixo. Pedro, 41 anos de idade, diz não ter problema algum de saúde e que não sente nada de errado. Vem à consulta apenas para os exames de rotina, o check-up. Sua esposa insiste para que faça o exame da próstata. Pedro abandonou o tabagismo há mais de dez anos, não usa nenhuma medicação e nunca fez qualquer cirurgia. No exame físico, pesa 70 kg, mede 1,70 m, a pressão arterial é de 120/80 mmHg. Em relação ao rastreio do câncer de próstata, o médico de família deve:
Compartilhar