Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Os acidentes na infância são ocorrências frequentes e facilmente evitáveis, se houver orientação adequada sobre os mesmos. Acerca desses acidentes, assinale a alternativa correta:

A
A suspeita de corpo estranho no nariz deverá ser feita na presença de secreção nasal bilateral persistente e com mau cheiro.
B
A maioria dos acidentes na infância ocorre fora do ambiente doméstico.
C
Nos casos suspeitos de corpo estranho no ouvido, os pais devem colocar água no ouvido ou outro líquido que poderá embeber o corpo estranho, facilitando a sua retirada.
D
Nos casos de aspiração, após a avaliação do paciente e tratadas as manifestações que representam risco de vida ao mesmo, a manobra mais eficaz é a de Heimlich.
Um bebê de três semanas do sexo feminino apresenta-se ao Pronto-Socorro com vômitos, falta de apetite e diminuição da produção de urina durante as últimas 24 horas. O bebê provém de parto vaginal a termo, sem complicações perinatais. Ao exame, a criança aparece com hipotermia e desidratado, com fontanela deprimida, preenchimento capilar retardado, taquicardia e hipotensão moderada. O médico também observa clitoromegalia leve e hiperpigmentação da área genital. Exames iniciais revelam o seguinte: Na+ 129 mEq/L, K+ 6,8 mEq/L, Cl- 88 mEq/L. Ureia e creatinina estão dentro dos limites normais. Pressão liquórica à punção lombar e radiografia de tórax são normais. Hemograma, sumário de urina e bioquímica do liquor estão pendentes. Com base nestas informações, o exame mais apropriado para confirmação do diagnóstico é:
Homem de 45 anos, apresentando dor epigástrica há 48h, acompanhada de náuseas e vômitos, astenia severa e fadiga, petéquias, hipotensão e hipotermia, chega à emergência chocado. Como não há tempo suficiente para confirmar a suspeita clínica, o tratamento do choque deverá ser iniciado de imediato. Os exames mais importantes para o diagnóstico foram eosinofilia importante, cortisol normal, hiponatremia, hipoglicemia e hipercalemia. O diagnóstico mais provável é:
Em paciente com quadro clínico sugestivo de pneumonia adquirida na comunidade, o exame complementar indicado para confirmar o diagnóstico é:
A ausência de hemácias com corpos de Howell-Jolly, no pós-operatório de esplenectomia, sugere:
Compartilhar