Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Dermatologia

“Os benefícios do tratamento de um caso de tuberculose trazem vantagens exclusivamente para o paciente PORQUE os serviços de saúde não apresentam grandes externalidades.” Com respeito ao enunciado acima, tem-se:

A
a assertiva e a razão são corretas e relacionadas.
B
a assertiva e a razão são corretas, mas não relacionadas.
C
a assertiva é correta e a razão, errada.
D
a assertiva é errada e a razão, correta.
E
a assertiva e a razão são erradas.
Paciente de 25 anos, masculino, deu entrada no pronto-socorro trazido por familiares, vítima de ferimento por arma branca em hemitórax esquerdo, local de entrada com ferimento inciso, linear de 2 cm de extensão, localizado em 5º. espaço intercostal na linha axilar anterior. Na avaliação inicial, apresenta: vias áreas pérvias, taquipneia, diminuição do MV e timpanismo à percussão em hemitórax esquerdo, jugulares distendidas, saturação de 80%, com O2 10 litros/min, taquicardia, bulhas cardíacas normofonéticas, PA de 90 X 60 mmHg, extremidades com perfusão lentificada. Nesse caso, as condutas preconizadas seriam: I. Drenagem torácica imediata com dreno em selo d’água para tratamento do pneumotórax. II. Punção no 2º. espaço intercostal, na linha hemiclavicular esquerda para descompressão de pneumotórax hipertensivo. III. Radiografia de tórax e confirmação do pneumotórax. Somente após a confirmação, deve-se realizar procedimento cirúrgico. IV. Administração de cristaloides através de dois acessos venosos de grosso calibre em membros superiores. V. Administração imediata de sangue O negativo para reposição volêmica. São consideradas VERDADEIRAS as afirmações:
Assinale o principal defeito cardiológico congênito associado à síndrome de Down:
Com relação ao tratamento da osteomielite bacteriana da coluna vertebral, é CORRETO afirmar que:
Um paciente de dois anos chega ao consultório com relato de tosse e febre alta há 48 horas. Qual(ais) dos achados abaixo ele deve apresentar, para que se suspeite de pneumonia?
Compartilhar