Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Os critérios clínicos avaliados no recém-nascido após os passos iniciais na sala de parto são:

A
Cor, respiração e tônus muscular.
B
Respiração, cor e frequência cardíaca.
C
Respiração, frequência cardíaca e cor.
D
Respiração, tônus musculares e cor.
E
Frequência cardíaca, respiração e cor.
Gestante HIV positiva, em trabalho de parto, recebeu Zidovudina 2 mg/kg em 1 hora, seguida de infusão continua de 1 mg/kg/hora até o nascimento da criança. A conduta mais adequada para o RN é:
Um menino de 4 meses de vida é internado em enfermaria de pediatria com diagnóstico de bronquiolite. Dos abaixo citados, o agente mais comum desta doença é:
Um menino de 7 anos e 2 meses consulta com queixas de dor de garganta, dor abdominal e febre. Ao exame físico, apresenta temperatura axilar de 38,9°C; rash cutâneo não pruriginoso, principalmente em tronco, membros superiores e face, poupando a região perioral; tonsilas palatinas recobertas por exsudato branco-amarelado e intensa hiperemia orofaríngea e no dorso da língua; adenomegalias dolorosas em cadeia cervical D. e submandibular. Tal quadro tem evolução de mais de 48 horas. A prescrição recomendada pelo Ministério da Saúde nessa situação é:
Várias campanhas de prevenção à cegueira têm sido implementadas no Brasil. A retinopatia da prematuridade está entre uma das causas importantes de cegueira em nosso país. Nesta abordagem de prevenção, o teste do reflexo vermelho também tem sido empregado pelas pediatras. Responda esta questão baseado nos métodos de prevenção das doenças oculares do recém-nascido. Considere as seguintes afirmativas: I – O primeiro exame ocular deve ser feito em recém-nascido prematuro nos primeiros dias de vida.II – A incidência de retinopatia da prematuridade é maior quanto maior for a idade gestacional do recém-nascido.III – O reflexo vermelho alterado indica alteração de córnea ou retina. Quais estão corretas?
Compartilhar