Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Os critérios de Amsterdam são dados clínicos para o diagnóstico de câncer colorretal hereditário não polipoide (HNPCC). Deve-se identificar pelo menos três parentes com câncer de cólon e todos os seguintes dados, EXCETO:

A
Uma das pessoas afetada é um parente de primeiro grau das duas outras pessoas afetadas.
B
Adenomas de cólon diagnosticados antes dos 40 anos.
C
Duas gerações sucessivas afetadas.
D
Pelo menos um caso de câncer de cólon diagnosticado antes dos 50 anos.
E
Exclusão de polipose adenomatosa familiar.
Dos tipos de hérnias descritos abaixo, os que se referem às hérnias inguinais são:
Um homem de 32 anos, com vida sexual de múltiplos parceiros, queixa-se de dor nas articulações e disúria. O quarto dedo do pé direito apresenta tumefação difusa, o tornozelo direito e o joelho esquerdo estão quentes, com dor na amplitude do movimento. O olho esquerdo está vermelho. O exame de urina revela 25 a 30 leucócitos por campo de grande aumento e 1 a 2 hemácias/campos de grande aumento. Tanto a cultura de urina, quanto um Swab uretral para infecção gonocócica são negativos. Qual das alternativas abaixo representa o mais provável diagnóstico?
Que doença deve ser considerada pelo médico pediatra que, ao examinar um lactente, encontra lesões hipocromicas em forma de folha na pele? Assinale a alternativa correta:
Uma criança de 4 anos chega à emergência do Hospital Universitário no colo da mãe, cianótica, com padrão respiratório tipo gasping, arresponsiva, FC = 40, sem pulsos periféricos e centrais palpáveis. Que sequência de conduta é mais aceitável?
Compartilhar