Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Hematologia

Os distúrbios da motilidade esofágica são alterações funcionais e interferem na deglutição ou produzem disfagia sem qualquer obstrução mecânica. Os sintomas de regurgitação, perda de peso, disfagia após ingestão inicial de líquidos gelados, hipomotilidade e aumento da incidência de câncer de esôfago são características comumente encontradas em:

A
espasmo esofagiano difuso.
B
esôfago em quebra nozes.
C
esfíncter esofágico inferior hipertensivo.
D
síndrome de Plummer-Vinson.
E
acalásia.
Homem de 50 anos é portador de hipertensão arterial sistêmica essencial, em uso de enalapril e amlodipina. Apresenta pressão arterial de 160 / 100 mmHg em medidas pressóricas avaliadas em casa e durante o retorno ambulatorial. Assinale a alternativa com a melhor opção terapêutica.
Frente a uma mulher, sexualmente ativa com dor pélvica, dispareunia ou diante de sinais de dor à palpação das fossas ilíacas ou muco cervical turvo ou purulento ou friabilidade cervical, deve-se ter em mente providenciar o tratamento no momento da consulta dos seguintes patógenos:
A infecção de parede abdominal na operação cesariana tem incidência em torno de 7% e representa a principal causa de infecção puerperal. Assinale dentro das afirmativas abaixo relacionadas, aquela que é falsa.
Adolescente, 16 anos, procedente de Corumbá-MS, com história de 3 (três) meses com febre, emagrecimento de 10 kg no período, dor abdominal e sangramento gengival. Apresenta-se hipocorada +2/+4, Traube ocupado, fígado 3 cm do RCD. Exames laboratoriais revelam anemia normocrômica e normocítica, leucopenia e plaquetonia, inversão albumina/globulina. Conduta diagnóstica:
Compartilhar