Os distúrbios da motilidade esofágica são alterações funcionais e interferem na deglutição ou produzem disfagia sem qualquer obstrução mecânica. Os sintomas de regurgitação, perda de peso, disfagia após ingestão inicial de líquidos gelados, hipomotilidade e aumento da incidência de câncer de esôfago são características comumente encontradas em:
A
espasmo esofagiano difuso.
B
esôfago em quebra nozes.
C
esfíncter esofágico inferior hipertensivo.
D
síndrome de Plummer - Vinson.
E
Acalásia.
Outras questões
Uma mulher de 30 anos, com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, interna-se com queixas de edema ascendente de membros inferiores e aumento de volume abdominal. A pressão arterial é normal. Testes de função renal são normais. A albumina sérica é de 2,5 g/dl e a excreção urinária de proteínas de 3,2 g/dia. Qual é o procedimento mais indicado para o diagnóstico?
Numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda, relacionando as síndromes clínicas com a anormalidade mais provável.
1. Colecistite aguda. ( ) Obstrução transitória do ducto cístico.
2. Icterícia obstrutiva. ( ) Obstrução do ducto cístico.
3. Colangite. ( ) Obstrução do colédoco.
4. Sem sinais nem sintomas. ( ) Obstrução do colédoco com infecção.
5. Dor ou cólica biliar. ( ) Colecistolitíase.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Um homem branco de 60 anos de idade relata dor na fossa ilíaca esquerda, fezes amolecidas e febre. Ele não tem história patológica pregressa significativa. O exame físico revela sinais vitais normais, exceto por temperatura de 38,7 ºC e dor à palpação na fossa ilíaca esquerda. Existe defesa na fossa ilíaca esquerda, mas não se pode palpar uma massa definida. A avaliação laboratorial é normal, exceto por uma contagem de leucócitos de 15.000. A rotina para abdome agudo é normal. São partes razoáveis de uma terapia inicial, EXCETO:
De acordo com a contagem de colônias na urina, podemos afirmar tratar-se de I.T.U. quando temos: