Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Os estados reacionais ou reações hansênicas são reações do sistema imunológico do doente de hanseníase ao Mycobacterium leprae. Apresentam-se por meio de episódios inflamatórios agudos e subagudos, podendo acometer tanto casos paucibacilares quanto multibacilares. Os estados reacionais concernentes ao tratamento específico para hanseníase ocorrem, mais frequentemente, em relação ao tratamento quimioterápico específico para essa patologia:

A
antes do tratamento.
B
no início do tratamento.
C
no final do tratamento.
D
depois do tratamento.
Homem, 43 anos de idade, foi submetido a cateterismo uretral com sonda Foley 20 Fr após a indução anestésica para cirurgia eletiva. Ao ser insuflado o balão da sonda, observou-se uretrorragia de moderada intensidade. Qual a conduta inicial?
Em recém-nascidos e lactentes com leucocoria, os seguintes diagnósticos diferenciais NÃO devem ser considerados:
Com relação à dissecção da aorta, é correto afirmar:
Considerando um paciente de vinte e oito anos de idade que apresente cólica renal aguda decorrente de litíase renal, julgue o item a seguir. Para o referido paciente, o exame de imagem de escolha é a tomografia computadorizada helicoidal do abdome - modalidade diagnóstica que apresenta maior sensibilidade e especificidade em comparação com outros exames de imagem.
Compartilhar