Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Os exames laboratoriais que devem ser solicitados para acompanhamento clínico de uma mulher de 49 anos de idade, menopausada há dois anos, sem queixas, com exame físico geral e ginecológico normais, são:

A
lipidograma, glicemia de jejum, TSH, FSH e mamografia.
B
COP, lipidograma, FSH, mamografia e ultrassonografia endovaginal.
C
lipidograma, glicemia de jejum, COP, mamografia e ultrassonografia endovaginal.
D
mamografia, ultrassonografia e histeroscopia
Criança de 6 meses de idade é trazida à Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar puericultura. Mãe diz que perdeu o Cartão da Criança durante mudança de endereço e não sabe informar sobre imunização da criança. Ao exame físico percebe-se a cicatriz de BCG. Qual a orientação mais adequada, quanto à imunização da criança?
Recém-nascido de 35 semanas de idade gestacional apresenta os seguintes dados antropométricos: P= 1890g Comp= 42 cm PC= 31 cm PT= 30 cm. Todos estão abaixo do 10o percentil. Assinale a classificação adequada para este recém-nascido.
Homem, 27 anos, tabagista com dor intensa em membro inferior esquerdo e cianose em extremidade distal de 4º e 5º pododáctilos esquerdos. Pulsos preservados em membros inferiores exceto por ausência de pulsos podais à esquerda. A principal hipótese diagnóstica é:
A profilaxia antimicrobiana com doses subterapêuticas de aminopenicilinas ou de sulfonamida oferece proteção variável contra as recorrências em crianças com episódios frequentes de otite média aguda. No entanto, devido ao aparecimento de resistência bacteriana, podemos considerar que a medida só deve ser adotada para as crianças que:
Compartilhar