Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Obstetrícia

O(s) fator(es) materno(s) que está(ão) frequentemente relacionado(s) ao descolamento prematuro da placenta normoinserida é (são):

A
hipertireoidismo.
B
hipertensão arterial.
C
idade entre 20 e 30 anos.
D
curetagens uterinas múltiplas.
E
neoplasia trofoblástica gestacional.
Menina, 12 anos, previamente hígida, refere ter percebido que o ombro direito está mais elevado que o esquerdo. Nega menarca. Exame físico: elevação do ombro direito e protuberância na região torácica posterior direita com a flexão do tronco (teste de Adams: +). Radiograma de coluna toracolombar: curva torácica longa com convexidade para a direita de 18º; Radiograma de bacia: graduação de Risser I. O DIAGNÓSTICO E A CONDUTA SÃO:
Você está na sala de parto e acaba de recepcionar um recém-nascido a termo. Após o clampeamento do cordão umbilical, durante o primeiro minuto de vida, este bebê chora com vigor e suas mucosas tornam-se coradas, mas mantém o leito ungueal cianótico. Nesse momento, quais são as alterações cardiovasculares que estão ocorrendo nesse paciente?
Menina com dois anos de idade, com queixa de dor e perda de força no membro superior direito há uma hora. Mãe refere que a criança ia cair e ela a segurou pelo antebraço. Ao exame, o antebraço se encontra em extensão e pronado. A conduta recomendada é redução:
Mulher de 42 anos deverá ser submetida à cirurgia eletiva de colecistectomia. Nega história pessoal e familiar de sangramento. Os exames pré-operatórios mostraram: RNI = 1,02 (normal até 1,2); TTPA = 2,59 (normal até 1,25); TTPA com adição de plasma normal = 1,05. Assinale o teste que permite prosseguir de forma correta a investigação.
Compartilhar