Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Os indivíduos com síndrome coronariana aguda (SCA) representam um espectro de pacientes, desde aqueles com angina instável até aqueles com infarto do miocárdio sem elevação do segmento ST. Com base nisso responda a alternativa incorreta.

A
Podemos diferenciar esses pacientes com base nos sintomas clínicos e nos achados do eletrocardiograma.
B
Três quartos dos pacientes com síndrome coronariana aguda apresentam eletrocardiograma anormal
C
A angina instável pode ter outras causas além da ruptura da placa aterosclerótica
D
Os níveis de troponina T ou I aumentam 3 a 12 horas após o início do infarto do miocárdio
E
O grupo de pacientes com proteína C-reativa acima de 3 mg/l representam o grupo de alto risco.
Homem de 62 anos, tabagista, com antecedentes de claudicação intermitente em panturrilha direita para 100 metros, procura o pronto-socorro com quadro clínico típico de obstrução arterial aguda no membro inferior direito. Não é cardiopata e, no exame arterial do membro inferior esquerdo, notou-se ausência de pulsos tibiais com fluxo monofásico ao Doppler. A provável causa da oclusão arterial é:
Sintomas de diarreia crônica, dor abdominal, perda ponderal e sangramento retal direcionam a anamnese para as manifestações clínicas da doença de Crohn. Essas são mais frequentemente de natureza inflamatória, obstrutiva e/ou fistulizante, as quais têm maior ou menor valor prognóstico. Assinale a alternativa INCORRETA.
A tríade clínica clássica dos pacientes com ruptura de aneurisma de aorta abdominal é constituída por:
Inúmeras doenças sistêmicas podem causar alterações do olho e seus anexos. A ptose é uma manifestação ocular que apresenta as seguintes doenças sistêmicas associadas, EXCETO:
Compartilhar