Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Os indivíduos com síndrome coronariana aguda (SCA) representam um espectro de pacientes, desde aqueles com angina instável até aqueles com infarto do miocárdio sem elevação do segmento ST. Com base nisso responda a alternativa incorreta.

A
Podemos diferenciar esses pacientes com base nos sintomas clínicos e nos achados do eletrocardiograma.
B
Três quartos dos pacientes com síndrome coronariana aguda apresentam eletrocardiograma anormal
C
A angina instável pode ter outras causas além da ruptura da placa aterosclerótica
D
Os níveis de troponina T ou I aumentam 3 a 12 horas após o início do infarto do miocárdio
E
O grupo de pacientes com proteína C-reativa acima de 3 mg/l representam o grupo de alto risco.
Que condição sistêmica NÃO está associada ao risco aumentado de formação de cálculos renais.
Na faixa etária pediátrica, qual das seguintes doenças tem diagnóstico clínico e indicação de tratamento cirúrgico mais evidentes, sem necessidade de exames complementares pré-operatórios na maioria dos casos?
Lactente de seis meses, portador de tetralogia de Fallot, apresenta, pela manhã, logo após despertar, quadro de agitação, choro inconsolável, hiperpneia e cianose intensa e progressiva, evoluindo para síncope. Durante estas “crises”, a conduta terapêutica tem como principal objetivo:
Pré-escolar de quatro anos apresenta dor de ouvido unilateral ao tirar a camiseta para se preparar para o banho noturno. A mãe, aflita, não sabe se coloca gotas para dor de ouvido ou se dá analgésicos. O pré-escolar não apresenta elevação de temperatura (tax 36,8°C), alimentou- se bem e brincou muito durante o dia, tendo ficado na piscina por três horas. A principal hipótese diagnóstica é:
Compartilhar