Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Os indivíduos com síndrome coronariana aguda (SCA) representam um espectro de pacientes, desde aqueles com angina instável até aqueles com infarto do miocárdio sem elevação do segmento ST. Com base nisso responda a alternativa incorreta.

A
Podemos diferenciar esses pacientes com base nos sintomas clínicos e nos achados do eletrocardiograma.
B
Três quartos dos pacientes com síndrome coronariana aguda apresentam eletrocardiograma anormal
C
A angina instável pode ter outras causas além da ruptura da placa aterosclerótica
D
Os níveis de troponina T ou I aumentam 3 a 12 horas após o início do infarto do miocárdio
E
O grupo de pacientes com proteína C-reativa acima de 3 mg/l representam o grupo de alto risco.
Com respeito à avaliação do exame parcial de urina, qual a alternativa CORRETA?
Com respeito à nefrite intersticial aguda, identifique a CORRETA.
Você é chamado para atender na sala de parto a um recém-nascido a termo, cuja mãe foi submetida à cesárea de emergência após diagnóstico de desproporção céfalo-pélvica. O recém-nascido nasceu hipotônico, cianótico, em apneia e com frequência cardíaca de 40 bpm, e necessitou de intubação traqueal, massagem cardíaca e 1 dose de adrenalina endovenosa para recuperar-se na sala de reanimação. Recebeu escore de Apgar de 1, 3 e 5, respectivamente no 1º, 5º e 10º minutos. Sobre o manejo terapêutico adequado desse recém-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal, é correto afirmar:
Sobre isquemia e hemorragia cerebral, considere as seguintes afirmativas: 1. Não há achados clínicos específicos para distinção entre AVE hemorrágico ou isquêmico, no entanto sinais transitórios sugerem isquemia. 2. A zona de penumbra é a responsável, nos casos isquêmicos, pela melhora dos déficits. 3. A isquemia, diferente da hemorragia cerebral, é acompanhada de zona de penumbra. 4. Os déficits transitórios não apresentam alteração na neuroimagem se menores que 3 horas. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar