Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Os inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (ECA) estão contraindicados para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica em presença de:

A
hipercolesterolemia familiar.
B
hipertrofia do ventrículo esquerdo.
C
estenose bilateral da artéria renal.
D
isquemia cerebral transitória.
Paciente, 27 anos de idade, apresenta à palpação, massa endurecida no testículo direito. Os níveis de alfafetoproteína (AFP) e da fração (beta-HCG) da gonadotrofina coriônica humana foram indetectáveis. A tomografia computadorizada do abdome era normal. A conduta é:
Mulher, 45 anos de idade, com diagnóstico de cirrose hepática, queixa-se de dor abdominal e tem indicação para colecistectomia. Apresenta alterações em coagulograma e está indicada a transfusão de plasma fresco para minimizar os riscos de sangramento cirúrgico. O melhor momento para essa transfusão é:
Qual dos efeitos metabólicos abaixo está associado à resposta do choque hipovolêmico?
Mulher, 18 anos de idade, foi internada com queimação em região epigástrica há cerca de 20 horas. Associado ao quadro, vem notando zumbido em ambos os ouvidos. Ao exame físico, apresenta FR=34 ipm, FC=100 bpm, PA=120x78 mmHg. Não há descompressão brusca ou visceromegalias ao exame abdominal. Informou fazer uso crônico de aspirina e dipirona para tratamento de cefaleia. Assinale a alternativa que provavelmente traduzirá os achados gasométricos e eletrolíticos da paciente:
Compartilhar