Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Os inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (ECA) estão contraindicados para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica em presença de:

A
hipercolesterolemia familiar.
B
hipertrofia do ventrículo esquerdo.
C
estenose bilateral da artéria renal.
D
isquemia cerebral transitória.
Paciente masculino, 74 anos, portador de hipertensão arterial, em uso de losartan 50 mg/dia, relata episódio de tontura ao levantar o tronco após amarrar os sapatos. O sintoma durou menos de 1 minuto. Refere episódios prévios semelhantes. Dê a principal hipótese diagnóstica e conduta:
Paciente do sexo masculino, 21 anos, procura o ambulatório de cirurgia geral devido a abaulamento em região inguinal direita diagnosticado durante exame físico de rotina. Nega queixas significativas na região. Ao exame físico apresenta abaulamento com conteúdo redutível a pressão externa e com exteriorização durante manobra de Valsava na região inguinal direita. Refere ser tabagista 5 maços/ano, sem cirurgias prévias. Em relação à hérnias umbilicais, é correto afirmar que:
Um médico de família e comunidade (MFC) trabalha em área de risco na periferia de uma grande cidade, onde a violência urbana, o tráfico e o consumo de drogas são evidentes. O crack é a substância psicoativa ilícita mais utilizada. Uma adolescente e morador de rua da área faz uso regular de crack há 3 anos. Fumou a última pedra de crack há 12 horas e procurou o médico na Unidade Básica de Saúde. Qual o provável estado mental do adolescente?
Na propedêutica pelo perfil biofísico fetal são marcadores agudos, EXCETO:
Compartilhar