Os marcadores séricos tumorais, como a alfafetoproteina e o antígeno carcinoembrionário são cada vez mais usados na propedêutica da massas neoplásticas. De modo geral, ainda que não sejam usados no diagnóstico inaugural, seu uso atinge a que objetivo?
A
Estadiamento dos tumores, principalmente de células hepáticas ou testiculares.
B
Monitorização da resposta de tumores de células germinativas à terapia.
C
Avaliação da ocorrência de recidivas.
D
Estimativa da carga tumonal, auxiliando no diagnóstico.
E
Todos os acima.
Outras questões
RN com 36 semanas e 4 dias de idade gestacional, parto operatório, apresenta desconforto respiratório nas primeiras horas de vida, FR 70 ipm, Rx de tórax evidenciou acentuação vascular pulmonar, diafragmas retificados e líquido intercissural. O diagnóstico mais provável é:
RN, sexo feminino, IG de 31 semanas (Ballard), AIG, nascido de parto cesáreo de mãe com DHEG, GI, PI, que fez pré-natal completo sem outras intercorrências, evolui com sofrimento respiratório progressivo. Com base nesse breve relato, a principal hipótese diagnóstica é:
Paciente masculino de 50 anos, internado para realização de cirurgia eletiva de revascularização do miocárdio. No sétimo dia de pós-operatório, inicia quadro de apatia, desorientação temporal, dificuldade de manter a atenção, choro fácil e inversão do ciclo sono-vigília. Passa a dizer que foi raptado e precisa voltar imediatamente para casa. Assinale a alternativa CORRETA.
A neuropatia periférica pode ser uma complicação pós-operatória na cirurgia bariátrica por deficiência de qual vitamina?