Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Os marcadores séricos tumorais, como a alfafetoproteina e o antígeno carcinoembrionário são cada vez mais usados na propedêutica da massas neoplásticas. De modo geral, ainda que não sejam usados no diagnóstico inaugural, seu uso atinge a que objetivo?

A
Estadiamento dos tumores, principalmente de células hepáticas ou testiculares.
B
Monitorização da resposta de tumores de células germinativas à terapia.
C
Avaliação da ocorrência de recidivas.
D
Estimativa da carga tumonal, auxiliando no diagnóstico.
E
Todos os acima.
Paciente de 82 anos, portador de transtorno do humor e hipertensão arterial essencial, em uso de fluoxetina e hidroclorotiaziada, desenvolve quadro de diminuição do nível de consciência no pós-operatório de cirurgia abdominal. Considerando que a função renal está normal, qual é o distúrbio metabólico mais provável responsável pela alteração neurológica nesse paciente?
Paciente masculino, 45 anos, mecânico, apresenta quadro de 3 meses de evolução de dor em face posterior de antebraço direito, que aumenta com esforços e movimentos de pronação e supinação. Ao exame, a sensibilidade é normal, mas o paciente apresenta dificuldade para extensão dos dedos. O quadro descrito é compatível com qual dos diagnósticos abaixo?
Assinale abaixo a propriedade específica do músculo cardíaco que o diferencia do músculo esquelético:
Uma paciente de 62 anos, IMC = 30, G8P7NA1, apresenta incontinência urinária ao subir escada, pegar peso, tossir, espirrar e tem antecedente de duas cirurgias prévias para tratar incontinência urinária de esforço, uma por via vaginal e outra por via suprapúbica. Ao exame clínico observou-se que ela apresenta ausência de cistocele, hipermobilidade uretral (teste do cotonete de 45°), volume residual de urina normal e perda urinária aos pequenos esforços (deitada). O tratamento mais indicado para essa paciente é:
Compartilhar