Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Os marcadores séricos tumorais, como a alfafetoproteina e o antígeno carcinoembrionário são cada vez mais usados na propedêutica da massas neoplásticas. De modo geral, ainda que não sejam usados no diagnóstico inaugural, seu uso atinge a que objetivo?

A
Estadiamento dos tumores, principalmente de células hepáticas ou testiculares.
B
Monitorização da resposta de tumores de células germinativas à terapia.
C
Avaliação da ocorrência de recidivas.
D
Estimativa da carga tumonal, auxiliando no diagnóstico.
E
Todos os acima.
Com relação ao tratamento do paciente asmático, correlacione as colunas. 1- Antagonistas dos Leucotrienos; 2- Salbutamol; 3- Formoterol e Salmeterol; 4- Corticoides inalatórios. 5- Xantinas. A- Candidíase oral, rouquidão e tosse são seus efeitos adversos mais frequentes. B- Não devem ser usados como monoterapia na Asma. C- Início de ação rápido e de curta duração. D- Em pacientes com rinite alérgica associada à Asma, pode ajudar no controle dos sintomas nasais. E- Broncodilatadores de baixa potência com estreita margem terapêutica, sendo alternativa secundária para o tratamento de manutenção da Asma.
O tumor de Wilms pode estar presente em pacientes com síndromes genéticas. Dentre as alternativas a seguir, assinale a CORRETA:
São características da síndrome nefrótica, EXCETO:
Apesar do aneurisma de aorta abdominal ser o mais frequente, outros aneurismas arteriais também tem grande importância na prática clínica. Assinale a alternativa que contenha respectivamente os aneurismas viscerais e periféricos mais frequentes.
Compartilhar