Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Os marcadores tumorais CA-125, alfa-feto proteína e gonadotrofina estão habitualmente associados às seguintes neoplasias ovarianas, pela ordem:

A
cistadenocarcinoma, teratoma imaturo, coriocarcinoma.
B
cistadenocarcinoma, tumor de seio endodérmico, coriocacinoma.
C
cistadenocarcinoma, coriocarcinoma, teratoma imaturo.
D
tumor de Krukenberg, cistadenoma, teratoma imaturo.
E
cistadenocarcinoma, tumor de Krukenberg, tumor de seio endodérmico.
Paciente de 18 meses apresenta quadro de diarreia importante caracterizada por fezes sanguinolentas, vômitos, dor abdominal difusa, com duração de 10 dias, necessitando de hidratação venosa. No decurso do tratamento, os exames laboratoriais solicitados denotaram o aparecimento de anemia, hematúria, proteinúria e o paciente caminhou para um quadro de oligoanúria. Qual a sua suspeita diagnóstica?
Mãe traz filho de 10 meses de vida para exame de rotina na Unidade de Saúde da Família. Diz que não realizou o pré-natal e que o parto normal ocorreu na 35a semana de gestação. A imagem abaixo (VER IMAGEM) foi obtida do fundo de olho direito da criança, e sugere:
Uma menina de 10 anos, com diagnóstico de obesidade moderada, sem outros fatores de risco para doença cardiovascular, apresentou glicemia = 90 mg/dl, colesterol total = 251 mg/dl, HDL - colesterol = 30 mg/dl, LDL - colesterol = 195 mg/dl, VLDL - colesterol = 26 mg/dl e triglicerídeos = 130 mg/dl. Os exames foram repetidos após duas semanas, com resultados semelhantes. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria para a abordagem terapêutica inicial para esta criança é, além de programa de atividade física, dieta com as seguintes características:
A contração cicatricial é um fenômeno melhor observado na:
Compartilhar