Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Pediatria Geral

Os micro-organismos isolados com maior frequência nos casos de diarreia aguda na população frequentadora de creche, são:

A
Salmonella e Clostridium.
B
Shigella e rotavírus.
C
Giardia e Clostridium.
D
Shigella e isospora.
Recentemente a mãe percebeu um abaulamento no abdome do filho de 4 anos durante o banho, e o levou ao seu consultório para avaliação. Ele não possui história de vômitos ou dor abdominal e está com evacuações normais. O exame físico revela pressão arterial em repouso de 130/88mmHg, frequência cardíaca de 82bpm, palidez e uma firme massa abdominal lateral esquerda que não cruza a linha média. Qual é a explicação mais provável para esses achados?
Em relação ao empiema pleural em crianças, considere as afirmativas abaixo: 1. A grande maioria dos empiemas pleurais em crianças é de natureza parapneumônica. 2. A ecografia de cavidade pleural é o exame mais indicado apenas na fase fibrinopurulenta. 3. A ecografia de cavidade pleural é o exame mais indicado, independentemente da fase do empiema. 4. O tratamento de eleição na fase exsudativa é a videotoracoscopia. 5. Videotoracoscopia e uso de fibrinolítico intrapleural são tratamentos para a fase fibrinopurulenta. Assinale a alternativa correta.
A leishmaniose visceral apresenta uma tendência crescente em algumas áreas do Município de Fortaleza, chegando a alcançar 120 casos em média por ano em 2005 e 2006. O seguinte conjunto de situações é considerado como representativo de maior gravidade para a leishmaniose visceral:
São fatores associados a um risco aumentado de desenvolvimento do câncer de estômago:
Compartilhar