Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Pediatria Geral

Os micro-organismos isolados com maior frequência nos casos de diarreia aguda na população frequentadora de creche, são:

A
Salmonella e Clostridium.
B
Shigella e rotavírus.
C
Giardia e Clostridium.
D
Shigella e isospora.
Um paciente de 12 anos foi submetido a transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas, para tratamento de anemia aplástica severa, tendo recebido fluconazol e ganciclovir profilaticamente antes do transplante. No D14, ainda neutropênico, apresentou quadro de tosse, febre e dor torácica. Uma tomografia de tórax mostrou opacidades nodulares em pulmão direito, sem área de atenuação em vidro fosco ao redor. Medicado com antibióticos de amplo espectro, não defervesceu, e no D17 surgiram lesões cutâneas em braço e dorso, de aspecto nodular e ulceronecrótico. As hemoculturas coletadas nas últimas 72 horas revelavam o crescimento de um microrganismo ainda em identificação. Baseado no relato acima, que agente oportunista será identificado?
Qual é o tratamento que NÃO se mostra eficaz nas miopatias inflamatórias?
São sinais clínicos da tríade de Cushing presente no quadro de hipertensão intracraniana:
Recém-nascido do sexo feminino, com uma semana de vida, foi examinado pelo pediatra, que constatou estalido no quadril esquerdo e suspeitou de displasia do desenvolvimento do quadril (DDH). Encaminhou ao ortopedista, que realizou a manobra de ortolani e teve dúvida quanto a sua positividade. O exame complementar de maior especificidade a ser solicitado para confirmar ou afastar o diagnóstico de DDH é a:
Compartilhar