são, na maioria, achados incidentalmente e podem ser malignos em mais de 30%.
B
possuem como padrão de benignidade a presença de calcificação.
C
têm o diagnóstico etiológico selado pela citologia do escarro, na maioria dos casos.
D
têm como contraindicação a punção por agulha fina, uma vez que esse procedimento é falho para o diagnóstico.
Outras questões
Paciente, três anos de idade, é levado à consulta com história de obstrução nasal há mais de 20 dias, eliminando secreção amarelada e fétida, acompanha anorexia, irritabilidade e febre. O estado geral é bom, nota-se conjuntivite purulenta à esquerda. Em relação a essa patologia, é incorreto afirmar:
Com o uso prolongado de corticosteroides, são efeitos colaterais esperados, exceto:
Paciente, sexo feminino, 60 anos de idade, queixa-se de sangramento ao evacuar, além de nódulo na região anal. Ao exame físico, foram notados mamilos hemorroidários, prolapsados que não retornam ao interior do ânus. A melhor conduta para essa paciente é:
Paciente, sexo masculino, 76 anos de idade, com relato de dor abdominal difusa, tipo cólica e de forte intensidade, há três dias, associada à parda da eliminação de fezes e flatos, no mesmo período. Não apresentou vômitos e nega cirurgias prévias sobre o abdome. Ao exame físico, mostrava-se diaforético, com pulso de 116 bpm, fino, frequência respiratória de 26 ipm e tensão arterial: 76 x 37 mmHg. Abdome muito distendido, com RHA deprimidos e dor à palpação difusamente. Radiografia de abdome em ortostase mostra interrupção do trânsito intestinal em dois pontos distintos. No setor de emergência, após introdução de acesso venoso central com a ponta na junção átrio-caval direita, a gasometria do sangue obtida por esse cateter demonstrou saturação de oxigênio da hemoglobina de 61%. O passo inicial na ressuscitação hemodinâmica guiada por metas é: