Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Os novos padrões de funcionamento dos Serviços de Atenção Obstétrica e Neonatal estão previstos na Resolução ANVISA/MS Nº 36, de 3 de julho de 2008, e alguns dispositivos que envolvem a forma como as atividades são desempenhadas devem ser adotados até 1º de dezembro de 2008. A finalidade dos dispositivos a serem adotados no prazo estipulado é:

A
garantir à mulher condições de escolha das diversas posições no trabalho de parto, qualquer que seja a situação clínica.
B
proporcionar acesso a métodos não farmacológicos e não invasivos de alívio à dor e de estímulo à evolução fisiológica do trabalho de parto.
C
estimular o aleitamento materno após retorno à sala de pós-parto.
D
restringir a indicação do Método Canguru aos nascimentos por parto via vaginal.
E
definir a presença de acompanhante de livre escolha da mulher exclusivamente no acolhimento e no trabalho de parto.
Uma mulher de 78 anos de idade apresenta lesão numular de 1,5 cm em grande lábio direito. Submeteu-se à biópsia incisional ambulatorial que revelou carcinoma espinocelular com invasão estromal de 0,5 mm. A conduta recomendada é
Homem de 42 anos de idade, com diagnóstico de hanseníase virchowiana fez tratamento com poliquimioterapia para multibacilar por 12 meses. Após três meses do término do tratamento, surgiram pápulas e nódulos eritemato-edematosos nos braços e pernas, acompanhados de febre e mialgia. Trata-se de
Na exérese cirúrgica de um cisto sebáceo, no couro cabeludo, além de todos os cuidados relativos à técnica de exérese de pequenas lesões, com referência especificamente ao cisto devemos primar:
Paciente de 18 anos, sexo masculino, refere há 3 dias dor anal intensa às evacuações, que persiste por cerca de 2 horas após a evacuação, que teve início ao evacuar fezes endurecidas. Acompanha o quadro hematoquezia. O quadro clínico é mais compatível com:
Compartilhar