Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Os novos padrões de funcionamento dos Serviços de Atenção Obstétrica e Neonatal estão previstos na Resolução ANVISA/MS Nº 36, de 3 de julho de 2008, e alguns dispositivos que envolvem a forma como as atividades são desempenhadas devem ser adotados até 1º de dezembro de 2008. A finalidade dos dispositivos a serem adotados no prazo estipulado é:

A
garantir à mulher condições de escolha das diversas posições no trabalho de parto, qualquer que seja a situação clínica.
B
proporcionar acesso a métodos não farmacológicos e não invasivos de alívio à dor e de estímulo à evolução fisiológica do trabalho de parto.
C
estimular o aleitamento materno após retorno à sala de pós-parto.
D
restringir a indicação do Método Canguru aos nascimentos por parto via vaginal.
E
definir a presença de acompanhante de livre escolha da mulher exclusivamente no acolhimento e no trabalho de parto.
Durante o pré-natal do último filho, em paciente puérpera de 3 filhos, foi detectado que ela era portadora do vírus da Imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) e do vírus da hepatite B. Apresenta carga viral do HIV-1 de 750cópias/mm3 e contagem de CD4 de 628cel/mL. Quanto ao manejo desta paciente, é recomendado:
Num paciente sabiamente portador de DPOC, que se apresenta com dispneia no serviço de emergência, qual a forma de observação de descompensação na gasimetria?
Escolar, 8 anos, apresentou quadro súbito de epistaxe, gengivorragia e equimoses. Afebril, sem visceromegalias, petéquias e hematomas em membros inferiores. Refere quadro viral há 15 dias, tendo feito uso de paracetamol, Hemoglobina - 12g/dl, leucócitos 10.000, com diferencial normal e plaquetas - 8.000 mm³. Todas as alternativas abaixo podem ser consideradas condutas adequadas para este quadro no momento, EXCETO:
Severino de 34 anos, foi vítima de ferimento abdominal por arma de fogo no quadrante superior direito há 3 meses. Há 6 dias iniciou com melena e hoje apresentou um episódio de hematêmese, quando então procura o pronto-socorro. Ao exame constata-se uma icterícia ++/4. Qual o exame de escolha para confirmar o diagnóstico?
Compartilhar