Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Os novos padrões de funcionamento dos Serviços de Atenção Obstétrica e Neonatal estão previstos na Resolução ANVISA/MS Nº 36, de 3 de julho de 2008, e alguns dispositivos que envolvem a forma como as atividades são desempenhadas devem ser adotados até 1º de dezembro de 2008. A finalidade dos dispositivos a serem adotados no prazo estipulado é:

A
garantir à mulher condições de escolha das diversas posições no trabalho de parto, qualquer que seja a situação clínica.
B
proporcionar acesso a métodos não farmacológicos e não invasivos de alívio à dor e de estímulo à evolução fisiológica do trabalho de parto.
C
estimular o aleitamento materno após retorno à sala de pós-parto.
D
restringir a indicação do Método Canguru aos nascimentos por parto via vaginal.
E
definir a presença de acompanhante de livre escolha da mulher exclusivamente no acolhimento e no trabalho de parto.
Em relação à doença de Legg-Calvé-Perthes, é correto afirmar que:
Paciente do sexo masculino, 21 anos, procura o ambulatório de cirurgia geral devido a abaulamento em região inguinal direita diagnosticado durante exame físico de rotina. Nega queixas significativas na região. Ao exame físico apresenta abaulamento com conteúdo redutível a pressão externa e com exteriorização durante manobra de Valsava na região inguinal direita. Refere ser tabagista 5 maços/ano, sem cirurgias prévias. Em relação à antibioticoprofilaxia, havendo a utilização de uma tela de polipropileno, é correto afirmar que:
Criança de sete anos de idade, com traumatismo de crânio após queda é admitida na emergência do Hospital Ferreira Machado com respirações irregulares e 4 pontos pela avaliação através da escala de coma de Glasgow. Qual deve ser a medida prioritária na abordagem deste paciente?
Um conjunto de alterações físicas indica o diagnóstico de síndrome de Down em um recém-nascido. NÃO faz parte destas alterações:
Compartilhar