Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Os novos padrões de funcionamento dos Serviços de Atenção Obstétrica e Neonatal estão previstos na Resolução ANVISA/MS Nº 36, de 3 de julho de 2008, e alguns dispositivos que envolvem a forma como as atividades são desempenhadas devem ser adotados até 1º de dezembro de 2008. A finalidade dos dispositivos a serem adotados no prazo estipulado é:

A
garantir à mulher condições de escolha das diversas posições no trabalho de parto, qualquer que seja a situação clínica.
B
proporcionar acesso a métodos não farmacológicos e não invasivos de alívio à dor e de estímulo à evolução fisiológica do trabalho de parto.
C
estimular o aleitamento materno após retorno à sala de pós-parto.
D
restringir a indicação do Método Canguru aos nascimentos por parto via vaginal.
E
definir a presença de acompanhante de livre escolha da mulher exclusivamente no acolhimento e no trabalho de parto.
Mulher de 38 anos comparece ao pronto-socorro com queixa de vertigem rotatória há cerca de 1 hora, associada a náuseas, vômitos, disacusia e hipoacusia. Refere episódios prévios semelhantes, nega sintomas gripais recentemente. Para esse caso, a hipótese diagnóstica e a conduta adequada são:
A assistência pré-natal criteriosa é fundamental no prognóstico maternofetal. Acerca de cuidados pré-natais, assinale a opção correta.
Um menino de 3 anos de idade, sem antecedentes clínicos, apresenta há três semanas uma história de febre de moderada intensidade (38,5 °C), intermitente, acompanhada de um aumento na região cervical anterior submandibular direita, que, à palpação, mostra-se como um linfonodo relativamente móvel e doloroso de cerca de 4-5 cm de diâmetro. Marque a alternativa com o diagnóstico mais provável.
Assinale a alternativa correta.
Compartilhar