Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Os pacientes abaixo serão submetidos a tratamento cirúrgico odontológico com risco de desenvolvimento de bacteremia: I. Menino de 5 anos de idade que foi submetido à ventriculosseptoplastia com retalho de pericárdio bovino há 4 meses. II. Menina de 10 anos de idade portadora de dupla lesão aórtica reumática leve. III. Menina de 5 anos de idade que foi submetida à ventriculosseptoplastia com retalho de percárdio bovino há 1 ano com uma pequena comunicação interventricular residual ao lado do retalho de pericárdio bovino. IV. Menina de 15 anos de idade portadora de prolapso do folheto posterior da válvula mitral com insuficiência mitral moderada. V. Menino de 2 anos de idade que foi submetido à cirurgia de Blalock-Taussig (shunt entre as artérias subclávia direita e pulmonar direita) há 8 meses devido a quadro clínico de Tetralogia de Fallot de má anatomia. Devem receber profilaxia para endocardite bacteriana os pacientes:

A
I, II e III, apenas.
B
II, III e V, apenas.
C
II, IV e V, apenas.
D
I, III e V, apenas.
E
III, IV e V, apenas.
Paciente masculino, 19 anos, procura atendimento devido a lesão em coxa direita. Informa que o quadro teve início com uma area com induração com eritema, dor e calor local. Houve aumento de tamanho. Ao exame físico, apresentou Tax = 37,2° e lesão com flutuação, circundada por area de celulite. A conduta mais adequada é:
Em pacientes submetidos à esplenectomia é importante realizar vacinação para alguns germes encapsulados. Qual o micro-organismo encontrado mais frequentemente na infecção grave pós-esplenectomia?
Marque a alternativa que possui as cirurgias bariátricas discretamente restritivas e com má absorção intensa:
Qual a variante anatômica e maior incidência da atresia esofágica e da fístula traqueoesofágica congênita?
Compartilhar