Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Dermatologia

Os pacientes imunossuprimidos representam um desafio diagnóstico e terapêutico quando desenvolvem um quadro abdominal agudo. Em pacientes portadores de SIDA, pode ocorrer perfuração intestinal relacionada a infecçôes incomuns, dentre elas a mais frequente é :

A
a infecção pelo citomegalovírus
B
a tuberculose intestinal
C
a infecção pelo criptosporidium
D
o sarcoma de Kaposi intestinal
Paciente de 23 anos, sexo masculino, referindo entorse do joelho direito jogando futebol. Queixa-se de dor, edema e incapacidade de apoiar o pé direito no chão. Refere ter escutado um estalo na hora do entorse do joelho direito. Na punção da articulação do joelho encontramos hemartrose. Radiografias do joelho sem sinais de fratura. A principal hipótese diagnóstica é lesão do:
Correlacione os sinais e sintomas com o diagnóstico: 1 . enterorragia com hipovolemia 2 . diarreia com muco e sangue 3 . anemia crônica 4 . tenesmo retal 5 . sangramento ao evacuar I . hemorroidas II . retocolite ulcerativa III . neoplasia de cólon direito IV . neoplasia retal V . doença diverticular dos cólons
João, 31 anos de idade, faz uso de altas doses de meperidina há 7 anos, apresentando atualmente critérios de Síndrome de Dependência. João iniciou o consumo desta droga recreativamente e hoje não consegue abandonar o consumo diário devido aos efeitos resultantes da suspensão da mesma. Dentre as medicações citadas abaixo, qual é a de primeira linha para o tratamento ambulatorial continuado desta Síndrome de Dependência?
Na displasia do desenvolvimento de quadril, qual manobra é usada para verificar se o quadril é luxável?
Compartilhar