Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Dermatologia

Os pacientes imunossuprimidos representam um desafio diagnóstico e terapêutico quando desenvolvem um quadro abdominal agudo. Em pacientes portadores de SIDA, pode ocorrer perfuração intestinal relacionada a infecçôes incomuns, dentre elas a mais frequente é :

A
a infecção pelo citomegalovírus
B
a tuberculose intestinal
C
a infecção pelo criptosporidium
D
o sarcoma de Kaposi intestinal
A obstrução arterial aguda periférica secundária a aterosclerose obliterante ocorre mais frequentemente na artéria:
A coartação de aorta é um defeito congênito comum, representa 8% das cardiopatias congênitas, caracteriza-se por estreitamento da aorta descendente logo após o arco aórtico, entre a emergência da artéria subclávia esquerda e o local de inserção do canal arterial ou ligamento arterioso, podendo ser classificada como pré-ductal e pós-ductal, conforme sua posição em relação ao canal arterial. Em relação a anomalias extracardíacas, tem sido associada a várias síndromes, tais como:
Um paciente do sexo feminino, de 50 anos de idade, portador de diabetes mellitus tipo II, em tratamento com hipoglicemiante oral, glicemia pré-operatória de 95 mg/dl e Hemoglobina Glicada de 5%, será submetido à colecistectomia videolaparoscópica. De acordo com a Classificação do Estado Físico da American Society of Anesthesiologists (ASA), a classe na qual se enquadra o paciente é:
O estridor é a característica mais predominante da obstrução de vias aéreas na criança. Entre as doenças listadas abaixo, todas são causas relativamente frequentes de estridor em crianças abaixo de 6 meses de idade, EXCETO:
Compartilhar