Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Dermatologia

Dermatologia

Os pacientes imunossuprimidos representam um desafio diagnóstico e terapêutico quando desenvolvem um quadro abdominal agudo. Em pacientes portadores de SIDA, pode ocorrer perfuração intestinal relacionada a infecçôes incomuns, dentre elas a mais frequente é :

A
a infecção pelo citomegalovírus
B
a tuberculose intestinal
C
a infecção pelo criptosporidium
D
o sarcoma de Kaposi intestinal
Laércio, 1 ano de idade, regularmente vacinado, iniciou, à noite, quadro súbito de coriza leve e rouquidão. Posteriormente, evoluiu com tosse metálica, agitação, inspiração ruidosa e dificuldade respiratória, porém, sem febre. Atualmente, podemos ter como hipótese mais provável:
Paciente alcoólatra, trazido por seus familiares ao PS do HCPM, com relato de confusão mental associado à glicemia capilar de 50. Foram administradas 4 ampolas de glicose hipertônica a 50%. No entanto, o quadro de confusão mental piorou e ele desenvolveu nistagmo horizontal, ataxia e taquicardia. Qual a conduta mais adequada para o caso?
Paciente do sexo masculino, 18 anos de idade, portador de hérnia inguinal bilateral não complicada. Nega outras patologias, tabagismo ou alergias. Nega internações ou cirurgias prévias. Histórico familiar de leucemia (irmã). Será submetido a tratamento operatório das hérnias inguinais sob bloqueio espinhal. Para uma adequada e segura avaliação pré-operatória serão necessários:
Sobre o câncer colorretal é CORRETO afirmar:
Compartilhar