Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Pediatria Geral

Os pais de um menino de 3 anos se queixam ao médico da Unidade Básica que a criança está muito pálida. Recebeu aleitamento materno exclusivo até 6 meses de vida. Após o exame físico (peso e altura no percentil 50), o médico observa palidez intensa e solicita exames, abaixo descritos (entre parênteses, valores normais). Hemograma: Hb: 7,5 g/dL (11-14,5); Ht: 25% (33-43); VCM: 62 fL (74-89); HCM: 21 pg (24-32); CHCM: 26 g/dL (32-37); RDW (variação do volume eritrocitário): 21% (12-14). Leucócitos e plaquetas dentro da normalidade. Capacidade total de ligação do ferro: 655 µg/dL (250-425 µg/dL). Ferro sérico e Ferritina: em análise. Pode-se afirmar que:

A
A principal hipótese é de anemia ferropriva, uma vez que, além da microcitose e hipocromia, observa-se elevada variação do volume eritrocitário.
B
A presença de microcitose e hipocromia impõe a a-talassemia como principal diagnóstico.
C
O diagnóstico de ß-talassemia é o mais provável, devido à grande variação do volume eritrocitário.
D
O diagnóstico de anemia falciforme deve ser excluído, uma vez que a alta capacidade de ligação do ferro e a acentuada anemia caracterizam este diagnóstico nessa idade.
E
A deficiência da atividade da G6PD (glicose-6-fosfato desidrogenase) nas hemácias é a principal hipótese diagnóstica, pois se trata de um caso de anemia intensa, em criança do sexo masculino.
Criança com quatro anos de idade com febre elevada de início súbito, adenomegalia dolorosa, hipertrofia de amígdalas, provavelmente está acometida de:
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta a seguir. Você está andando no shopping sozinho e observa uma criança de mais ou menos 4 anos cair na sua frente. Você verifica que ela está inconsciente e não respira. Qual a conduta adequada a ser empregada?
As doenças orificiais são comuns em proctologia. Assinale a alternativa CORRETA:
Portador de transtorno bipolar em uso continuado de neuroléptico desenvolve movimentos estereotipados envolvendo os músculos faciais inferiores (oro-buco-línguo-mastigatória). A hipótese diagnóstica obrigatória para o caso é:
Compartilhar