Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Os pais de um menino de 14 anos de idade estão preocupados por sua baixa estatura e ausência de desenvolvimento de características sexuais secundárias. O menino teve um desenvolvimento normal na infância, apesar de ser sempre menor que as crianças de sua idade. O exame físico é normal. A relação entre o segmento superior e inferior é de 0,98. Uma pequena quantidade de pelos finos pubianos e axilares é evidenciada. Não há pigmentação escrotal; seus testículos medem 4 cm³, e seu pênis mede 6 cm. O diagnóstico mais provável é:

A
Hipopituitarismo
B
Síndrome de Klinefelter
C
Hipotireoidismo
D
Baixa estatura constitucional com puberdade atrasada
E
Síndrome de Turner masculina
Célia tem 75 anos e, ao tropeçar no tapete de casa, cai e sofre fratura de quadril à esquerda. É levada para emergência pelo filho e recebe a indicação de tratamento cirúrgico. Célia apresenta, como comorbidades, DPOC, osteoporose e hipertensão arterial. Por questões relacionadas ao seu seguro saúde, a cirurgia ocorre 7 dias após a internação e ela tem alta no 3° dia de pós-operatório. Com 7 dias após a alta, você é chamado à casa de Célia, que se queixa de dor na perna operada. Ao exame observa-se que o membro inferior esquerdo está edemaciado até a raiz da coxa, doloroso à palpação e cianótico. Você orienta Célia e seus familiares sobre a necessidade de reinternação, pois se trata de:
Em qual das situações abaixo, a bilirrubina indireta deverá estar maior do que a direta?
Qual das manifestações do lúpus eritematoso sistêmico é indicada para uso de corticoides em dose imunossupressora?
Considerar as seguintes infecções: I - Tricomoníase II - Vaginose bacteriana III - Candidíase Para qual(is) delas é mandatório o tratamento do parceiro assintomático?
Compartilhar