Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Os pais de um menino de 14 anos de idade estão preocupados por sua baixa estatura e ausência de desenvolvimento de características sexuais secundárias. O menino teve um desenvolvimento normal na infância, apesar de ser sempre menor que as crianças de sua idade. O exame físico é normal. A relação entre o segmento superior e inferior é de 0,98. Uma pequena quantidade de pelos finos pubianos e axilares é evidenciada. Não há pigmentação escrotal; seus testículos medem 4 cm³, e seu pênis mede 6 cm. O diagnóstico mais provável é:

A
Hipopituitarismo
B
Síndrome de Klinefelter
C
Hipotireoidismo
D
Baixa estatura constitucional com puberdade atrasada
E
Síndrome de Turner masculina
Criança de 10 meses tem história de 3 episódios de otite média aguda nos últimos 4 meses. Atualmente apresenta febre intermitente, baixo ganho ponderal, hepato e esplenomegalia, linfadenopatia cervical bilateral e aumento bilateral de parótidas. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável?
Menina, 9 anos, apresenta retardo moderado do desenvolvimento psicomotor, crises tônicas generalizadas em sono, mioclonias multifocais em vigília e crises atônicas com queda súbita ao solo. Há história de sofrimento perinatal, Apgar 3 no primeiro minuto e 5 no quinto minuto. O EEG evidencia descargas generalizadas na forma de complexos ponta-onda a 2.0-2.5 Hz. Qual a provável síndrome epiléptica e qual a melhor opção terapêutica neste caso?
A pancreatite aguda biliar grave é doença de letalidade elevada. A condução dos casos é difícil e a decisão operatória algumas vezes controversa. Referente à conduta nessa doença, assinale a alternativa correta:
Escolar de sete anos é levado ao ambulatório por apresentar dor à deglutição, lacrimejamento e sensação de corpo estranho em olho direito. Exame físico: hiperemia de orofaringe, hiperemia conjuntival direita e linfadenopatia auricular direita. O quadro clínico apresentado sugere:
Compartilhar