Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Os pontos anatômicos que dividem as hemorragias digestivas e a obstrução intestinal em alta e baixa, respectivamente, são:

A
Transição jejuno-ileal e válvula ileocecal.
B
Ângulo de Treitz e válvula ileocecal.
C
Ângulo de Treitz e transição jejuno-ileal.
D
Piloro e íleo terminal.
E
Piloro e transição jejuno-ileal.
Joel, 35 anos, apresentou um episódio autolimitado de diarreia, surgindo, algumas semanas depois, um quadro de tetraparesia ascendente, associada com tetra-hiporreflexia, que o incapacitou progressivamente até colocá-lo em ventilação mecânica por 10 dias. Evoluiu com progressiva resolução do quadro motor. A associação CORRETA é:
Um homem branco de 60 anos relata história de artrite de joelho direito há 05 dias. Há quatro meses teve artrite em tornozelo D e 1º metatarso, sendo medicado em pronto-socorro com anti-inflamatório não hormonal, obtendo alívio completo dos sintomas. Diabético e hipertenso em uso de tiazídico. Sem queixas intestinais ou urinárias. Antecedente de urolitíase em uma ocasião. Ao exame físico, apresentava temperatura axilar de 37,8ºC, artrite de joelho, rubor local em 1º metatarso, ausência de edema nos tornozelos. Sobre o caso acima, assinale apenas a afirmativa CORRETA:
Com relação ao comportamento clínico e patogenético da paracoccidioidomicose, é ERRADO afirmar:
Paciente de 49 anos, sexo masculino, diabético há 5 anos e em uso de metformina. Sem outras alterações relevantes. Após repetidas medições, foi constatada hipertensão arterial sistêmica com PA = 150 x 85 mmHg. Exames de sangue e urina foram normais. Dos itens abaixo, selecione o que contém a medicação mais apropriada para este caso.
Compartilhar