Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Os pontos anatômicos que dividem as hemorragias digestivas e a obstrução intestinal em alta e baixa, respectivamente, são:

A
Transição jejuno-ileal e válvula ileocecal.
B
Ângulo de Treitz e válvula ileocecal.
C
Ângulo de Treitz e transição jejuno-ileal.
D
Piloro e íleo terminal.
E
Piloro e transição jejuno-ileal.
Mulher com hérnia de disco em L4-L5 há 8 meses apresentou piora da lombalgia. O médico prescreveu-lhe anti-inflamatório não hormonal. Após 72 horas, a paciente apresentou-se em anasarca, temperatura de 37,9ºC, lesões urticariformes em membros e tronco, e urina escura e espumosa. Negou diabetes, hipertensão ou outras morbidades. Nos exames complementares, observou-se proteinúria de 4 g em 24h, 80 hemácias e 28 leucócitos por campo na análise de urina e creatinina plasmática de 2 mg%. À biópsia renal, não havia alterações glomerulares pela microscopia óptica. O diagnóstico provável é:
As discromatopsias adquiridas comprometem principalmente:
Paciente de 25 anos, sem doença prévia, chega à emergência com quadro de rebaixamento do nível de consciência. A gasometria arterial colhida em ar ambiente na chegada do paciente mostra PaO2 = 62 mmHg, PaCO2 = 70 mmHg, pH = 7,10, bicarbonato = 22. O gradiente alvéolo-arterial de O2 foi de 9 (valor normal = 5–15). Qual o diagnóstico mais provável desse paciente?
Assinale a alternativa correta em relação ao estado de choque:
Compartilhar