Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Os principais fatores que influem na resposta clínica de cada indivíduo portador de anemia não incluem um dos itens abaixo:

A
Severidade da anemia.
B
Rapidez de instalação da anemia.
C
Condição física geral do paciente.
D
A idade dos pacientes, pois não é relevante.
E
Doenças ou eventos mórbidos concomitantes.
Em osteomielite hematogênica aguda dos ossos longos em crianças, o tratamento de escolha é o seguinte:
Um médico recebe um recém-nascido do sexo masculino ,de 39 semanas de gestação, no atendimento em sala de parto. Ele se apresenta cianótico e em apneia; não há líquido meconial. Após a realização das manobras iniciais de reanimação (em 30 segundos), o RN não apresenta movimentos respiratórios e persiste cianótico. O próximo passo na reanimação desse recém-nascido é:
Um menino de um ano de idade, previamente hígido, com quadro de IVAS havia cinco dias, foi levado ao pronto-socorro devido à persistência de febre alta, recusa alimentar e cansaço. Ao exame físico, a criança apresenta-se febril (Tax = 39ºC), pálida, mucosa hipocorada, FR = 55 rpm, FC = 128 bpm e SpO2 = 90% (ar ambiente), abdome sem visceromegalia. À ausculta pulmonar, revelou broncoespasmo difuso bilateralmente e crepitações finais na base do Hemitórax Direito (HTD). Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa correta.
Uma menina de 10 anos é trazida ao pronto-socorro por unidade de suporte avançado, após ter sido atropelada por caminhão. Foi intubada no local e começou a reposição volêmica. Na chegada está inconsciente, com Glasgow 7. PA = 110 × 70 mmHg, FC = 120 bpm, FR = 23 ipm e satO2 = 88%. Murmúrio vesicular diminuído à esquerda. Primeira medida:
Compartilhar