Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Os principais fatores que influem na resposta clínica de cada indivíduo portador de anemia não incluem um dos itens abaixo:

A
Severidade da anemia.
B
Rapidez de instalação da anemia.
C
Condição física geral do paciente.
D
A idade dos pacientes, pois não é relevante.
E
Doenças ou eventos mórbidos concomitantes.
Quanto às manifestações das doenças gastrointestinais podemos afirmar que: 1) Dispepsia é uma queixa pós-prandial que inclui mal estar epigástrico, náuseas, plenitude e distensão abdominal. 2) Anorexia é uma síndrome clínica caracterizada pela ausência de fome ou de apetite. 3) Caquexia é definida como anorexia associada com desgaste generalizado e doença crônica. 4) Azia e dispepsia são sinônimos e estão relacionados com hipersalivação. 5) Vômito é definido como a expulsão forçada do conteúdo esofágico através da boca, precedida habitualmente por náusea.
Um homem branco de 60 anos relata história de artrite de joelho direito há 05 dias. Há quatro meses teve artrite em tornozelo D e 1º metatarso, sendo medicado em pronto-socorro com anti-inflamatório não hormonal, obtendo alívio completo dos sintomas. Diabético e hipertenso em uso de tiazídico. Sem queixas intestinais ou urinárias. Antecedente de urolitíase em uma ocasião. Ao exame físico, apresentava temperatura axilar de 37,8ºC, artrite de joelho, rubor local em 1º metatarso, ausência de edema nos tornozelos. Sobre o caso acima, assinale apenas a afirmativa CORRETA:
A identificação da posição anterior ou posterior dos cálices renais é informação importante para a realização do acesso renal para a cirurgia percutânea. Em relação à anatomia dos cálices renais, podemos observar que:
Paciente masculino internado em pós-operatório (PO) de cirurgia abdominal. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a incorreta:
Compartilhar