Questões na prática

Oftalmologia

Os raios ultravioleta agridem:

A
epitélio corneano
B
mácula
C
vítreo
D
cápsula anterior do cristalino
E
epitélio cristaliniano
Paciente masculino, 70 anos, diabético, com neoplasia de cólon, será submetido à colectomia eletiva. Em relação à profilaxia perioperatória, podemos dizer que:
Adolescente chega à emergência com queixa de quadro inicial diagnosticado como virose, entretanto, o quadro evoluiu há 3 semanas para tosse irritativa persistente e secreção mucoide não acompanhada de febre. O Pediatra fez sua hipótese diagnóstica, solicitou RX que evidenciou infiltrado intersticial e hemograma com discreta leucocitose e prescreveu antibiótico em esquema domiciliar para cobertura do provável agente etiológico:
Paciente, sexo feminino, 18 anos de idade, com história de dor epigástrica, que migrou para fossa ilíaca direita há 24 horas, associado à febre, náuseas e vômitos. Rotina laboratorial mostrava leucocitose importante com desvio à esquerda e aumento das proteínas de fase aguda. Ultrassonografia do abdome total e tomografia axial com contraste do abdome foram inconclusivas. Submetida a videolaparoscopia diagnóstica, com achado de apendicite aguda fase I, procedida a videolaparoapendicectomia. A duração da antibioticoterapia recomendada para esse caso é:
Caracteriza a presença de artrite:
Compartilhar