Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Os riscos associados ao uso de anel vaginal é implante subcutâneo como contraceptivos em mulheres com hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM) e tabagistas são:

A
os mesmos dos anticoncepcionais orais (ACO) combinados
B
muito menores do que os dos ACO combinados
C
muito maiores do que as dos ACO combinados
D
iguais aos dos métodos contendo só progesterona
E
só há risco diante de HAS
Assinale a alternativa que contribui com o diagnóstico de apendicite aguda em uma criança de 5 anos com dor na fossa ilíaca direita.
Uma paciente de 52 anos, portadora de esclerose sistêmica progressiva, vem se queixando do surgimento, há dois meses, de dor na hemiface direita, associada à ocasionais parestesias. A explicação mais provável para estes sintomas é o acometimento da seguinte estrutura:
Fumante de 60 anos dá entrada no pronto-socorro com quadro de febre, tosse produtiva e dispneia. O RX do tórax revela derrame pleural esquerdo, com infiltrado pneumônico subjacente. A análise do líquido pleural revela líquido turvo; proteína = 4,5 g/dl; LDH = 300 Ul/L; 3.000 leucócitos/mm³ sendo 90% PMN; glicose = 65 mg/dl; pH = 7,09. Das características do líquido pleural neste caso, a que indicaria necessidade de drenagem torácica fechada em selo d’água é o valor do (a):
Jovem de 22 anos iniciou, há três dias, dor tipo “agulhadas” nos membros inferiores. Procurou ajuda quando notou fraqueza muscular, referindo que sentia “como se suas pernas fossem de borracha”. Evoluiu com paralisia arrefléxica, acometendo braços e principalmente pernas. A tomografia computadorizada do crânio e da coluna lombar foram normais. Liquor com 1 hemácia/mm³, 5 leucócitos/mm³ (100% mononucleares) e 300 mg/dl de proteínas. O quadro clínico e laboratorial apresentado pelo paciente está, na maior parte dos casos, relacionado à infecção por:
Compartilhar