Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Os riscos associados ao uso de anel vaginal é implante subcutâneo como contraceptivos em mulheres com hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM) e tabagistas são:

A
os mesmos dos anticoncepcionais orais (ACO) combinados
B
muito menores do que os dos ACO combinados
C
muito maiores do que as dos ACO combinados
D
iguais aos dos métodos contendo só progesterona
E
só há risco diante de HAS
Criança de 2 anos de idade é levada ao pronto-socorro devido a um quadro súbito de movimentos tônico-clônicos generalizados com liberação esfincteriana. No exame de entrada, apresentava-se febril 39ºC, ausculta pulmonar com roncos de transmissão e orofaringe pouco hiperemiada, sem sinais meníngeos e em outras alterações no exame físico; pais negavam uso de medicamento ou patologias prévias. Em relação ao quadro, assinale a alternativa CORRETA:
Em relação à isquemia mesentérica podemos afirmar, EXCETO:
Sobre o transtorno de humor depressivo, assinale a alternativa incorreta:
Mulher de 29 anos, usuária de DIU há 1 ano, chega ao pronto-socorro com dor em fossa ilíaca direita de início súbito, acompanhada de tontura, náuseas e escurecimento visual e sangramento vaginal. Referia última menstruação há cerca de 40 dias. Ao exame, está descorada, PA 80x40 mmHg, pulso de 110 bat/mim. Abdome tenso, doloroso em fossa ilíaca direita, com descompressão brusca presente. Observa-se sangramento pelo colo uterino, colo impérvio, útero discretamente aumentado e doloroso, abaulamento do fórnice vaginal posterior. Qual é o diagnóstico mais provável?
Compartilhar