Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Os tumores carcinoides de apêndice representam sua mais comum neoplasia. Estes são derivados das células argentafins do intestino médio. Com base nestas informações, assinale o item correto:

A
A idade média de apresentação dessa patologia é de 60 anos com uma maior incidência em homens.
B
É o terceiro sítio mais comum da doença no trato digestivo.
C
Sua apresentação mais comum é a presença de volumosa massa em topografia de FID.
D
Tumores maiores que 2 cm, mesmo sem comprometimento da base do apêndice devem ser tratados com hemicolectomia direita.
E
As metástases à distância são eventos comuns independente do tamanho da lesão inicial.
Lactente de 9 meses, tem apresentado episódios repetidos de tosse, sibilância e desconforto respiratório.Qual dos achados clínicos é o mais sugestivo de asma?
Escolar de 10 anos, diabético tipo 1, insulinodependente , é levado ao ambulatório devido dificuldade controle glicêmico pela manhã ao acordar. Segundo sua mãe a criança acorda no início da madrugada com cefaleia e sudorese fria, mas pela manha a glicemia capilar encontra-se sempre elevada e a glicosúria é positiva. Em uso de insulina intermediária e rápida (3U/kg/dia) em esquema de 12/12h. Qual a provável causa da instabilidade glicêmica desta criança?
Lactante, 8 meses, com evolução de dois meses com quadro de anemia, recebeu transfusão de concentrado de hemácias há 15 dias. Apresenta edema em mão e pés, distensão abdominal, febre e ao raio-x de tórax: condensação em terço inferior de pulmão direito. Hemograma com leucocitose, anemia, plaquetose e reticulócitos aumentado. Mãe com história de anemia, foi submetida a colocistectomia para tratamento de litíase biliar. Qual o diagnóstico mais provável e qual exame indicado para o diagnóstico de certeza?
Uma criança de 3 anos, nunca vacinada, comparece ao centro de saúde. A conduta ideal, nessa situação, é administrar:
Compartilhar