Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Os tumores carcinoides de apêndice representam sua mais comum neoplasia. Estes são derivados das células argentafins do intestino médio. Com base nestas informações, assinale o item correto:

A
A idade média de apresentação dessa patologia é de 60 anos com uma maior incidência em homens.
B
É o terceiro sítio mais comum da doença no trato digestivo.
C
Sua apresentação mais comum é a presença de volumosa massa em topografia de FID.
D
Tumores maiores que 2 cm, mesmo sem comprometimento da base do apêndice devem ser tratados com hemicolectomia direita.
E
As metástases à distância são eventos comuns independente do tamanho da lesão inicial.
Durante o acompanhamento ambulatorial, o pediatra identificou que um paciente portador de displasia broncopulmonar apresentava ganho ponderal insuficiente nos primeiros meses de vida. O pediatra solicitou uma série de exames laboratoriais. Após ver os resultados, concluiu que o ganho ponderal insatisfatório era devido:
De acordo com os princípios do controle de danos em trauma (damage control), leia as assertivas a seguir: (I) Trata-se de conduta cirúrgica sistematizada, frequentemente dividida em três tempos principais, cujo objetivo é interromper a cascata de eventos que determina a morte por hemorragia. (II) Pode ser empregado como último recurso para uma laparotomia mal sucedida. (III) O controle de danos é reservado a pacientes críticos e o tratamento multidisciplinar é essencial para um melhor prognóstico. Qual das alternativas abaixo contém as assertivas verdadeiras:
Um paciente com 35 anos foi submetido a uma tireoidectomia subtotal por bócio nodular atóxico. Cerca de 12 horas após a cirurgia passa a apresentar dispneia, taquipneia, sudorese, taquicardia, palidez cutâneo mucosa e PA de 90 X 60mmHg, além de tumefação cervical anterior. Seu curativo cirúrgico estava seco. A conduta imediata para o paciente deverá ser:
Em relação aos quadros de choque, assinale a opção correta.
Compartilhar