Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Os tumores de reto, abaixo da reflexão peritonial, dão metástases preferencialmente para:

A
fígado
B
fígado e baço
C
pulmões
D
cérebro
E
ossos
Homem de 55 anos procura um cirurgião com história de duas cirurgias prévias para tratar uma hérnia inguinal à direita. Ao exame da região inguinal, evidencia-se hérnia não redutível abaixo do ligamento inguinal. A técnica que está melhor indicada para este caso é:
Uma paciente de 60 anos, diabética, estava em casa apresentando dor em hipocôndrio direito há 15 dias e febre. Há 3 dias queixa-se de distensão abdominal progressiva, dor em cólica e vômitos. Foi admitida no hospital em caráter de urgência bastante desidratada e com distensão abdominal marcante. Realizou ultrassom que demonstrou aerobilia e distensão intestinal por gás. Radiografia simples de abdome mostrou imagem de moeda empilhada e ausência de gás no reto. Qual a conduta?
Homem de 75 anos com quadro de icterícia progressiva há 2 meses e perda de peso de 6 kg neste período. Ultrassom abdominal demonstra dilatação moderada das vias biliares intra-hepáticas, hepatomegalia e vesícula biliar não visualizada. TGO 70 Ul/ml, TGP 65 Ul/ml, bilirrubinas totais 26 mg/dl (direta 18 mg/dl, indireta 8 mg/dl), ureia 156 mg/dl, creatinina 2,6 md/dl. Qual exame deve ser solicitado para investigar a causa da icterícia?
Quanto à leucemia mieloide crônica (LMC) com cromossomo Philadelphia positivo, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar