Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Cardiologia

Os tumores estromais do aparelho digestório (GIST) fazem parte de um grupo específico de tumores de origem não epitelial, que tem origem na camada muscular da parede do trato gastrointestinal. Dentre as alternativas abaixo, assinale a INCORRETA.

A
A origem desses tumores indiferenciados pode estar na célula intersticial de Cajal, conhecida como o marca-passo intestinal do plexo mioentérico, responsável pela geração do estímulo nervoso que controla a motilidade intestinal.
B
Quando localizado no estômago, o sítio de localização mais frequente é o terço médio, seguido do proximal, e menos frequente no distal.
C
A ecoendoscopia ou ultrassonografia endoscópica permite determinar a camada de origem da lesão: lesões originárias na camada muscular da mucosa (plexo mioentérico) do órgão acometido são altamente sugestivas de tumor estromal.
D
O diagnóstico definitivo do tumor estromal só pode ser definido por estudo histológico e imuno-histoquímico, por meio de biópsias das lesões ou do estudo das peças resultantes de ressecção cirúrgica.
E
O CD117 ou c-Kit é considerado o marcador mais importante para o estudo dos tumores estromais gastrointestinais.
A revacinação para Tuberculose é recomendável a:
A abordagem inicial mais comum do paciente grande queimado deve constar dos seguintes itens, exceto:
No doente com trauma abdominal contuso, a lavagem peritoneal diagnóstica:
Lactente de 2 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, é arremessada de carro, pois não estava em uso de cadeirinha de proteção. É trazida pelos bombeiros à sala de emergência em uso de colar cervical, onde se encontra torporosa com resposta inespecífica à dor, sem abertura ocular. Pálida, sudorética, pulsos finos, FC: 160 bpm, FR: 35 irpm; entrada de ar diminuída difusamente; abdome distendido, com tatuagem traumática. Em relação à conduta imediata neste caso é CORRETO afirmar:
Compartilhar