Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Os tumores primitivos do intestino delgado são raros apesar desse segmento representar aproximadamente 80% do comprimento total do trato gastrointestinal. Sobre os tumores do intestino delgado, assinale a alternativa incorreta.

A
Os linfomas são mais encontrados no jejuno, onde existe maior concentração de tecido linfoide.
B
Os adenocarcinomas relacionados à doença de Crohn acometem o íleo distal na maioria dos casos e ocorrem em idade mais jovem.
C
O GIST (tumor estromal do trato gastrointestinal) modernamente pode ser tratado com inibidor seletivo das tirosinoquinases, especificamente o CD 117, que é específico desse grupo de tumores, apresentando bons resultados nos casos de doença irressecável.
D
Existe risco aumentado de linfoma primário do intestino delgado em pacientes com doença celíaca e estados de imunodeficiência (AIDS).
E
Para tumores carcinoides menores do que 1 cm, a ressecção local conservadora é suficiente.
Pré-escolar de dois anos e meio, sexo masculino, é levado a consulta pediátrica e a mãe solicita encaminhamento para testar a audição, pois acha que seu filho não responde quando chamado. O paciente fala poucas palavras de difícil compreensão, interage pouco com outras pessoas, mesmo com os familiares diretos, apresenta movimentos repetitivos do tronco, explora pouco os brinquedos e apresenta bruxismo acentuado. Exame físico: irritabilidade, sem contato visual com o examinador. A principal hipótese diagnóstica é:
Relacione as condições clínicas (coluna numérica) às neoplasias a elas associadas. 1 - Síndrome de Down; 2 - Síndrome de Beckwith-Wiedemann; 3 - Síndrome de Horner; 4 - Neurofibromatose; 5 - Síndrome de Edward. ( ) Neuroblastoma; ( ) Tumor de Wilms; ( ) Leucemia megacarioblástica. A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Quanto à epidemiologia do câncer na criança, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa INCORRETA, a respeito de epilepsias na infância.
Compartilhar