Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Os tumores primitivos do intestino delgado são raros apesar desse segmento representar aproximadamente 80% do comprimento total do trato gastrointestinal. Sobre os tumores do intestino delgado, assinale a alternativa incorreta.

A
Os linfomas são mais encontrados no jejuno, onde existe maior concentração de tecido linfoide.
B
Os adenocarcinomas relacionados à doença de Crohn acometem o íleo distal na maioria dos casos e ocorrem em idade mais jovem.
C
O GIST (tumor estromal do trato gastrointestinal) modernamente pode ser tratado com inibidor seletivo das tirosinoquinases, especificamente o CD 117, que é específico desse grupo de tumores, apresentando bons resultados nos casos de doença irressecável.
D
Existe risco aumentado de linfoma primário do intestino delgado em pacientes com doença celíaca e estados de imunodeficiência (AIDS).
E
Para tumores carcinoides menores do que 1 cm, a ressecção local conservadora é suficiente.
O câncer gástrico é o segundo tumor mais frequente em todo o mundo. O tratamento de escolha é a gastrectomia e o prognóstico de sobrevida é significativamente pior naqueles que têm metástases linfonodais. A linfadenectomia preconizada em nosso meio é chamada de “D2” por quê:
Classicamente, a radioterapia é administrada em doses fracionadas de 1,80 a 2,00 Gy/dia, durante 5 semanas. A razão para isso é que, no intervalo entre as frações,
Quanto à episiotomia e/ou perineotomia:
É um indicador de qualidade de assistência pré-natal:
Compartilhar