Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Os tumores primitivos do intestino delgado são raros apesar desse segmento representar aproximadamente 80% do comprimento total do trato gastrointestinal. Sobre os tumores do intestino delgado, assinale a alternativa incorreta.

A
Os linfomas são mais encontrados no jejuno, onde existe maior concentração de tecido linfoide.
B
Os adenocarcinomas relacionados à doença de Crohn acometem o íleo distal na maioria dos casos e ocorrem em idade mais jovem.
C
O GIST (tumor estromal do trato gastrointestinal) modernamente pode ser tratado com inibidor seletivo das tirosinoquinases, especificamente o CD 117, que é específico desse grupo de tumores, apresentando bons resultados nos casos de doença irressecável.
D
Existe risco aumentado de linfoma primário do intestino delgado em pacientes com doença celíaca e estados de imunodeficiência (AIDS).
E
Para tumores carcinoides menores do que 1 cm, a ressecção local conservadora é suficiente.
Um paciente de 33 anos com dor abdominal intermitente, diarreia, p-ANCA negativo e ASCA positivo, tem como principal diagnóstico:
O teste do reflexo vermelho ou teste do olhinho deve ser realizado em todas as crianças nos primeiros dias de vida. Além da detecção de catarata congênita, esse teste também ajuda no diagnóstico precoce do retinoblastoma. Sobre o retinoblastoma, é correto afirmar que:
São contraindicações à realização de lavagem otológica pra remoção de cerume, exceto:
O tipo mais comum de neoplasia da tireóide tem excelente prognóstico, especialmente em mulher jovem, que tenha tumor bem diferenciado e menor que 2 cm. Biópsia por agulha fina permite evidenciar psamomas, e lobectomia com istmectomia está indicada em tumor menor que 1 cm. Trata-se de:
Compartilhar