Questões na prática

Ortopedia

Ortopedia

Osteocondroses também denominada osteocondrite juvenil ou osteonecrose asséptica juvenil contitui uma necrose asséptica que afeta principalmente as epífises e as apófises dos ossos em crescimento, decorrente de um suprimento vascular insuficiente. Correlacione as seguintes osteocondroses e assinale a alternativa correta: I. Doença de Köhler. II. Doença de Osgood-Schlatter. III. Doença de Legg-Perthes. IV. Doença de Sever. ( ) Necrose vascular da cabeça e do fêmur. ( ) Apofisite do calcâneo. ( ) Necrose asséptica do tubérculo da tíbia. ( ) Necrose asséptica da escafoide társico.

A
I, II, IV, III.
B
II, I, III, IV.
C
IV, I, II, III.
D
IV, I, III, II.
E
III, IV, II, I.
Uma bactéria (sp) pode se tornar resistente à cefalosporina por alterações bioquímicas, como:
Um carteiro de 60 anos foi atendido com dor em torno do quadril esquerdo, que dificultava a deambulação e o fazia faltar ao trabalho há vários dias. No exame osteoarticular, o médico observou piora importante da dor à abdução da coxa. Tal manifestação indica, como mais provável, a hipótese de:
Menina de 2 anos e 6 meses, foi levada ao pronto atendimento com dor no braço direito após ter sido levantada pelos antebraços durante brincadeira (um adulto girou segurando-a pelas mãos). Estava com o antebraço fletido, apoiava a mão direita no abdome e não queria que ninguém mexesse no membro afetado. O provável diagnóstico foi:
Um paciente de 64 anos vinha fazendo rastreamento para o câncer de próstata anualmente. Apresentava queixas de sintomas obstrutivos do trato urinário inferior de discretas para moderadas. O PSA oscilava em torno de 1,0. O toque retal mostrava próstata e 30 g, lisa, parenquimatosa, sem nódulos. No último retorno, um ano após o último exame, os sintomas praticamente não se alteraram. O toque retal mostrou a próstata com as mesmas características anterior e o PSA 2,4. Com esses dados, qual seria a sua conduta?
Compartilhar