Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Otavinho apresentou icterícia neonatal. Após uma série de exames, chegou-se à conclusão de que se tratava de uma desordem genética que culmina com um quadro de anemia do tipo normocítica e hipercrômica. Qual a provável patologia de Otavinho?

A
Anemia falciforme
B
Talassemia Beta
C
Anemia ferropriva
D
Esferocitose
Paciente do sexo feminino, 15 anos, vem apresentando astenia, emagrecimento e quadro de úlceras recorrentes em cavidade oral, uveíte e úlceras genitais. O diagnóstico é:
Assinale a opção INCORRETA, quanto às hepatopatias.
Uma paciente de 64 anos foi internada por dor abdominal em faixa, em andar superior do abdome, vômitos e icterícia. O abdome estava pouco distendido, e com massa palpável em epigástrio. Exames:Leucócitos:18000/mm³, amilase:1200U/L e bilirrubinas totais:4mg/L. Ultrassom de abdome mostra vesícula biliar distendida, com paredes de 4mm, repleta de cálculos, e colédoco 0,6 cm de diâmetro . A TC mostra necrose de 50 % do pâncreas e liquido livre na cavidade peritonial. Esta paciente apresenta pancreatite aguda grave:
Neuza, 42 anos, operada há um ano à colecistectomia videolaparoscópica, refere episódios de náuseas e dor em cólica em hipocôndrio direito. Refere colúria durante a última crise dolorosa há 1 semana. Exame físico: corada, anictérica, abdômen flácido, pouco doloroso à palpação em epigástrio e hipocôndrio direito. A ultrassonografia mostrou ausência de dilatação da via biliar. Qual o melhor exame a ser realizado em relação ao caso:
Compartilhar