Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Otavinho apresentou icterícia neonatal. Após uma série de exames, chegou-se à conclusão de que se tratava de uma desordem genética que culmina com um quadro de anemia do tipo normocítica e hipercrômica. Qual a provável patologia de Otavinho?

A
Anemia falciforme
B
Talassemia Beta
C
Anemia ferropriva
D
Esferocitose
Mulher, 30a, com cólica renal esquerda há dois dias, dá entrada no Pronto Atendimento com febre de 39 °C e intensa dor lombar esquerda, com sinal de Giordano positivo. Trazia tomografia computadorizada de abdome sem contraste realizada no dia anterior, que mostrava um cálculo ureteral distal esquerdo de 6 mm de diâmetro associado a hidronefrose moderada, com densidade de 750 UH e distância pelecálculo de 7 cm. Realizou exame de urina que demonstrou leucocitúria acentuada e nitrito positivo. Após tratamento da dor e da febre, coleta de urocultura e hemocultura e início de antibioticoterapia, a conduta é:
Raimundo Pereira, paciente do ambulatório de cardiologia, tem a fração de ejeção do ventrículo igual a 25% (N>55%) e hipocinese difusa. Seu estilo de vida é sedentário. Alimenta­se regularmente com carne vermelha mais de 6 vezes por semana e bebe bebida alcoólica diariamente 4 vezes. Sua altura é 1.85cm, peso 86 kg, IMC 25kg/m2. Sua pressão é 90/60mmHg. Arteriografia coronariana normal. Qual das recomendações abaixo é a mais importante para este paciente?
Paciente do sexo masculino, 35 anos, atendido em consulta ambulatorial de rotina, assintomático, tabagista, apresenta-se com PA 153/93 mmHg (média de duas medidas) e IMC 28 Kg/m². Seu eletrocardiograma é normal. Segundo a V Diretriz Brasileira de Cardiologia. Os seguintes exames complementares são considerados na rotina de avaliação inicial dos pacientes hipertensos, EXCETO:
A necrólise epidérmica tóxica é a mais grave das farmacodermias, e é devido a acelerada apoptose de queratinócitos.Apresenta elevados índices de morbidade e mortalidade se não diagnosticada e tratada precocemente.Para tratamento, recomenda-se prescrever altas doses, por via endovenosa, de:
Compartilhar