Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

<p>A doença de Wilson é uma desordem autossômica recessiva de sobrecarga de cobre. Sobre o seu tratamento, considere as afirmativas abaixo: 1. A penicilamina é um quelante do cobre e age aumentando a sua excreção renal; 2. Os sintomas neurológicos da doença de Wilson podem piorar com o início do tratamento com a penicilamina; 3. O zinco é um quelante do cobre, com a propriedade de aumentar a excreção renal; 4. A terapia combinada de zinco e penicilamina tomadas no mesmo horário demonstrou redução na cupremia maior que a monoterapia. Assinale a alternativa CORRETA. </p>

A
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
B
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
E
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Paciente com fístula entérica, com débito de 5 litros por dia, pode apresentar mais frequentemente o seguinte distúrbio ácido-básico:
Em qual das situações abaixo relacionadas, o uso de antimicrobianos na forma profilática NÃO está indicado:
Com relação aos divertículos epifrênicos, é correto afirmar, EXCETO:
Uma paciente do sexo feminino, 70 anos, foi atendida com quadro de dor constante em hipocôndrio direito há 8 horas. O exame físico revelou dor à palpação com defesa em hipocôndrio direito. Temperatura = 37º C; FC = 96. Ultrassonografia evidenciou uma vesícula biliar distendida com um cálculo de 2 cm no infundíbulo e hepatocolédoco de 8 mm. O PROVÁVEL diagnóstico e a conduta mais adequada são:
Compartilhar