Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Reumatologia

Paciente, 10 anos de idade, apresenta edema, cansaço fácil e mal-estar há mais de 2 semanas, diurese diminuída. Passado de amigdalites. Ao exame físico, mostra regular estado geral, temperatura de 37,5ºC, edema bipalpebral e de MMII. Ausculta cardiopulmonar com F.C. > 160 bat/min, F.R > 30 inc/min. Murmúrio rude e roncos com presença de terceira bulha, sopro sistólico audível em ponta. Abdome com fígado aumentado a 5 cm do RCD, doloroso à palpação. A profilaxia recomendada para esse paciente, segundo recomendação da American Heart Association, é usar penicilina:

A
até 21 anos
B
por, pelo menos, 10 anos depois desse período
C
por toda a vida
D
por 20 anos
E
por 15 anos
Com relação ao atendimento no PS de um paciente 30 anos vítima de trauma penetrante em tórax, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e selecione a sequência correta: ( ) Quando há hematoma de mediastino ou hematoma extrapleural apical deve-se considerar a possibilidade de lesão traumática de um grande vaso; ( ) São sinais radiológicos de ruptura traumática de aorta: alargamento de mediastino, obliteração de cajado aórtico, estreitamento da linha paratraqueal, rebaixamento do brônquio fonte principal esquerdo e hemotórax à esquerda; ( ) A drenagem de tórax é feita anterior a linha axilar média, 5º EIC, através da incisão de 2 cm e inserção do dreno em direção posterior e superior, procurando desta forma obter a drenagem de ar e sangue; ( ) Lesões de diafragma por trauma penetrante produz perfurações pequenas, que podem levar até anos para herniar, já as lesões por trauma contuso produzem perfurações grandes que levam a herniações mais precoces; ( ) A hipotensão recorrente em paciente com ruptura traumática de aorta que chega ao PS, é devido geralmente a um sangramento na própria artéria aorta.
Recém nascido a termo, apgar 9 no primeiro e quinto minuto, com 12 horas de vida, inicia quadro de taquipneia, cianose, palidez cutânea e dificuldade para sugar. Ao exame, não apresenta sopros cardíacos, presença de segunda bulha única e alta. Radiografia de tórax com área cardíaca normal e transparência pulmonar normal. Eletrocardiograma apresenta padrão de sobrecarga ventricular direita. Gasometria arterial com hipoxemia e acidose metabólica. Este recém-nascido se beneficiará com o uso de:
Em paciente jovem com história de sinusite, hemoptise e pneumonias de repetição, o diagnóstico mais provável é:
Quanto à intoxicação aguda/abuso por crack, assinale a alternativa incorreta:
Compartilhar