Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Reumatologia

Paciente, 10 anos de idade, apresenta edema, cansaço fácil e mal-estar há mais de 2 semanas, diurese diminuída. Passado de amigdalites. Ao exame físico, mostra regular estado geral, temperatura de 37,5ºC, edema bipalpebral e de MMII. Ausculta cardiopulmonar com F.C. > 160 bat/min, F.R > 30 inc/min. Murmúrio rude e roncos com presença de terceira bulha, sopro sistólico audível em ponta. Abdome com fígado aumentado a 5 cm do RCD, doloroso à palpação. A profilaxia recomendada para esse paciente, segundo recomendação da American Heart Association, é usar penicilina:

A
até 21 anos
B
por, pelo menos, 10 anos depois desse período
C
por toda a vida
D
por 20 anos
E
por 15 anos
Dos fatores abaixo, qual indica a presença de colecistite aguda:
Paciente de 26 anos, nuligesta,realiza sua primeira colpocitologia oncótica cujo laudo apresentava-se da seguinte forma: Adequação do material satisfatória; epitélios representados na amostra dos tipos escamosos, glandulares e metaplásicos; microbiologia composta de cocos e bastonetes; negativo para neoplasia. A conduta mais adequada é:
Qual das afimações abaixo não é característica das crises febris:
Paciente de 58 anos, sexo masculino, com quadro de fadiga, perda de peso, sudorese e febrícula. No exame físico apresenta palidez, esplenomegalia volumosa e manifestações hemorrágicas. O hemograma revela leucocitose de 50.000/ul com predomínio dos mielócitos. Tem como característica a presença do cromossomo Philadelphia:
Compartilhar