Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Reumatologia

Paciente, 10 anos de idade, apresenta edema, cansaço fácil e mal-estar há mais de 2 semanas, diurese diminuída. Passado de amigdalites. Ao exame físico, mostra regular estado geral, temperatura de 37,5ºC, edema bipalpebral e de MMII. Ausculta cardiopulmonar com F.C. > 160 bat/min, F.R > 30 inc/min. Murmúrio rude e roncos com presença de terceira bulha, sopro sistólico audível em ponta. Abdome com fígado aumentado a 5 cm do RCD, doloroso à palpação. A profilaxia recomendada para esse paciente, segundo recomendação da American Heart Association, é usar penicilina:

A
até 21 anos
B
por, pelo menos, 10 anos depois desse período
C
por toda a vida
D
por 20 anos
E
por 15 anos
O tumor de Wilms pode estar presente em pacientes com síndromes genéticas. Dentre as alternativas a seguir, assinale a CORRETA:
Sobre parada cardiocirculatória pediátrica, analise as afirmativas. I - Diante de dois socorristas, o ritmo de reanimação (ventilações/compressões torácicas) deve ser de 5 ventilações: 15 compressões torácicas. II - A principal causa de parada cardiocirculatória em pediatria é a hipóxia e o ritmo de parada principal é em assistolia. III - Hipercalemia é uma das causas de fibrilação ventricular. Está CORRETO o que se afirma em:
Ao nascer, a maioria dos recém-nascidos com infecção congênita por citomegalovírus é:
Paciente de 65 anos de idade, com diagnóstico de adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (3+4), PSA = 5 ng/mL (normal até 4,5 ng/mL), toque retal compatível com próstata aumentada e com pequeno nódulo endurecido no lobo direito. Tem discreta dificuldade de esvaziamento vesical, exames normais de cintilografia óssea e de tomografia computadorizada da pelve. Sem comorbidade importante. Qual é a conduta mais adequada?
Compartilhar