Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pediatria Geral

Reumatologia

Paciente, 10 anos de idade, apresenta edema, cansaço fácil e mal-estar há mais de 2 semanas, diurese diminuída. Passado de amigdalites. Ao exame físico, mostra regular estado geral, temperatura de 37,5ºC, edema bipalpebral e de MMII. Ausculta cardiopulmonar com F.C. > 160 bat/min, F.R > 30 inc/min. Murmúrio rude e roncos com presença de terceira bulha, sopro sistólico audível em ponta. Abdome com fígado aumentado a 5 cm do RCD, doloroso à palpação. A causa mais provável desse quadro é:

A
CIV
B
coarctação da aorta
C
infecção pulmonar
D
doença de Kawasaki
E
febre reumática
O calendário de vacinação do Ministério da Saúde contempla a administração da vacina contra o rotavírus. Esta vacina:
Uma gestante em trabalho de parto, com dilatação de 6 cm é submetida a cesárea, pois observa-se taquicardia fetal e líquido amniótico tinto por mecônio. Recém-nascido (RN) com tônus normal, chorando, frequência cardíaca de 142 bpm, mas com cianose de extremidades e pele tinta pelo mecônio. O pediatra em sala de parto deve:
Um homem de 40 anos, com história de alcoolismo, queixa-se de adormecimento em extremidades inferiores e dificuldade para caminhar. O exame revela parestesia em membros inferiores e marcha atáxica. Está em tratamento de tuberculose pulmonar há 4 semanas com isoniazida, rifampicina e pirazinamida. A melhor conduta é:
Atenção: O texto a seguir refere-se às questões 91 a 93. Um homem de 42 anos, que pesa cerca de 70 kg, encontra-se no 12º pós-operatório da última relaparotomia programada em decorrência de retroperitonite necrotizante. Tem uma fístula enterocutânea com débito de 350 mL/dia. Foi optado por manutenção da nutrição parenteral com 25-30 kcal/kg/dia e 1,6 g/kg/dia de aminoácidos. O controle com albumina, transferrina e pré-albumina séricas mostra que o paciente mantém hipoproteinemia. Próximo passo:
Compartilhar