Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pediatria Geral

Reumatologia

Paciente, 10 anos de idade, apresenta edema, cansaço fácil e mal-estar há mais de 2 semanas, diurese diminuída. Passado de amigdalites. Ao exame físico, mostra regular estado geral, temperatura de 37,5ºC, edema bipalpebral e de MMII. Ausculta cardiopulmonar com F.C. > 160 bat/min, F.R > 30 inc/min. Murmúrio rude e roncos com presença de terceira bulha, sopro sistólico audível em ponta. Abdome com fígado aumentado a 5 cm do RCD, doloroso à palpação. A causa mais provável desse quadro é:

A
CIV
B
coarctação da aorta
C
infecção pulmonar
D
doença de Kawasaki
E
febre reumática
Um paciente de 36 anos que pesa 60 kg dá entrada no Pronto Socorro com queimaduras em 50% da superfície da área corporal total. Usando-se, para esse paciente, a fórmula de Parkland, a quantidade de Ringer Lactato que deve ser administrada, nas primeiras oito horas, é:
Uma mulher de 20 anos vítima de um acidente de carro, com capotamento e incêndio no compartimento do motor, estava usando cinto de segurança, por isso não sofreu fraturas ou trauma abdominal; apenas uma queimadura de terceiro grau, em faixa circunferencial, na perna esquerda. Após seis horas de observação, queixa-se de dormência e dor no pé esquerdo. Ao exame, o pulso pedioso esquerdo apresenta amplitude diminuída. Nesse caso, a conduta mais adequada é
Um paciente de 72 anos, após sofrer queda, no banheiro, com o hemitórax direito sobre o vaso sanitário, dá entrada no PS de um hospital, com muita dor e moderada dificuldade respiratória, principalmente na inspiração. Informa ser tabagista, portador de DPOC e HPB. A radiografia de tórax evidencia fraturas de quatro arcos costais direitos (do 4º ao 7º), sem sinais radiológicos de contusão pulmonar, pneumotórax ou hemotórax. A conduta terapêutica mais adequada para ser adotada nesse caso é
Uma adolescente de 15 anos, vítima de bala perdida, dá entrada num hospital. O orifício de entrada da bala fica na linha média do epigástrio e não há orifício de saída. É realizada uma laparotomia, verificando-se que o projétil perfurou o terço médio do pâncreas. Considerando casos dessa natureza, é correto afirmar:
Compartilhar