Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente, 18 anos de idade, apresenta em avaliação médica de rotina TA: 160 x 110 mmHg. Tem história familiar de hipertensão arterial. Ritmo urinário sem alterações, com urina de aspecto normal. Ao exame, apresenta-se sem outras alterações à exceção de esmagamento nos cruzamentos arteriovenosos na retina e imagem em “chama de vela” na oftalmoscopia. Não há diferença pressórica entre os membros. A medicação que deve ser usada com cautela, nesse paciente, é:

A
propranolol.
B
nifedipina.
C
losartana.
D
diurético tiazídico.
E
clonidina.
São diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental, exceto:
Um jovem de 15 anos de idade apresenta um quadro de dor testicular há 4 horas. Ao exame, apresenta edema, muita dor sem reflexo cremasteriano e sem alivio da dor à elevação do testículo. Assinale a melhor conduta.
Adolescente do sexo masculino apresenta dor no quadril D e anormalidade na marcha há uma semana. Nega qualquer outro sinal ou sintoma. Deslizamento da Epífise da Cabeça do Fêmur (DECF) foi a hipótese diagnóstica sugerida pelo pediatra. Em relação ao DECF, é CORRETO afirmar que:
Um escolar com diabetes mellitus do tipo 1, cuja família realiza monitoração de glicemias, vai ao pronto atendimento com quadro de tosse e febre. Tem como diagnóstico pneumonia lobar sem complicações e está bem compensado do diabetes. A conduta recomendada é tratamento:
Compartilhar