Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente, 18 anos de idade, apresenta em avaliação médica de rotina TA: 160 x 110mmHg. Tem história familiar de hipertensão arterial. Ritmo urinário sem alterações, com urina de aspecto normal. Ao exame, apresenta-se sem outras alterações à exceção de esmagamento nos cruzamentos artério-venosos na retina e imagem em “chama de vela” na oftalmoscopia. Não há diferença pressórica entre os membros. Quanto ao tratamento desse paciente, a meta deve ser:

A
internação imediata e redução da TA em 25% nas primeiras 6 horas
B
retorno com uma semana para reavaliação da TA
C
indicação de mudanças alimentares e de estilo de visa, com reavaliação em 3 meses
D
internação para observação e estudo, redução da TA em 24 horas
E
redução da TA com medicação oral, com reavaliação em 1 semana
Em Santa Catarina, o “teste do pezinho” inclui a dosagem da tripsina imunorreativa. Concentrações acima dos limites normais são sugestivas de fibrose cística, doença caracterizada por infecções pulmonares de repetição, desnutrição e diarreia crônica. Sobre a terapêutica, podemos afirmar que:
Hérnia Interna pelo espaço de Petersen tem maior incidência após:
Quando há discromia pós queimadura significa que:
Escolar de sete anos é levado ao ambulatório por apresentar dor à deglutição, lacrimejamento e sensação de corpo estranho em olho direito. Exame físico: hiperemia de orofaringe, hiperemia conjuntival direita e linfadenopatia auricular direita. O quadro clínico apresentado sugere:
Compartilhar