Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente, 18 anos de idade, apresenta em avaliação médica de rotina TA: 160 x 110 mmHg. Tem história familiar de hipertensão arterial. Ritmo urinário sem alterações, com urina de aspecto normal. Ao exame, apresenta-se sem outras alterações à exceção de esmagamento nos cruzamentos artério-venosos na retina e imagem em “chama de vela” na oftalmoscopia. Não há diferença pressórica entre os membros. O exame de uroanálise desse paciente revelou uma densidade urinária de 1020 e raros cilindros hialinos. Esse achado indica:

A
perda da filtração glomerular seletiva
B
provável síndrome nefrótica
C
função tubular preservada
D
hiperaldosteronismo
E
lesão tubular renal
Gestante de 35 semanas de idade gestacional, hipertensa, em uso de metidopa 250mg de 8 em 8 horas e propanolol 40mg ao dia. Realiza ultrassonografia, que apresenta os seguintes resultados: feto único, em situação longitudinal, apresentação cefálica. Batimentos cardiofetais com frequência de 150 bpm. Líquido amniótico: ILA = 10 cm. Placenta tópica, grau II (granum). Dopplerfluxometria apresentando diástole zero da artéria umbilical, idade gestacional ultrassonográfica de 35 semanas. Os dados clínicos deste caso permitem afirmar qual diagnóstico?
O PNI (Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde) prevê a administração rotineira na infância de vacinas contra as seguintes doenças:
MJM tem 65 anos e trabalhou por 30 como tecelã em uma empresa de sua cidade natal, no interior de Minas Gerais. MJM relatou tomar conta de 20 teares. O ambiente era quente, úmido (era aspergido vapor de água no ambiente para evitar ruptura dos fios) e bastante ruidoso. A paciente queixa-se de perda da audição e principalmente de zumbidos em ambos os ouvidos (como se fosse uma cachoeira), o que no momento, constitui o sintoma que mais a incomoda. A audiometria tonal revelou Perda de Audição neurossensorial com predomínio das perdas nas frequências elevadas (entre 3000 e 6000 Hz), padrão sugestivo de PAIR - Perda de Audição Induzida pelo Ruído. Com relação aos zumbidos que acompanham o quadro, podemos afirmar, EXCETO:
Qual dos seguintes marcadores virais indica o risco de infectividade na hepatite B?
Compartilhar